meu dia em oração
Procurem o Senhor, recordem as maravilhas que Ele fez
Na leitura do Gênesis, transparece a intimidade da relação de Abraão com o Senhor. Esse é o modelo que devemos seguir em nossa oração. Procurar ouvir Deus, muito mais do que falar – e não poucas vezes nós falamos demais… Procuremos ouvir o silêncio de Deus!
1ª Leitura
Abrão caiu com o rosto por terra. Então Deus lhe falou: «Veja! A aliança que Eu faço com você é esta: você será pai de muitas nações. E não se chamará mais Abrão, mas o seu nome será Abraão, pois Eu o tornarei pai de muitas nações. Eu o tornarei extremamente fecundo. De você farei surgir nações, e de você nascerão reis. Vou estabelecer para sempre a minha aliança entre Mim e você, como aliança eterna. Serei o Deus de você e o Deus de seus futuros descendentes. Vou dar a você, e a seus futuros descendentes, a terra em que agora vive como imigrante, toda a terra de Canaã, como posse perpétua. E Eu serei o Deus de vocês». E Deus continuou falando a Abraão: «Quanto a você, observe a aliança que faço com você e com seus futuros descendentes». (Gn 17,3-9)
Salmo ou Hino
Procurem o Senhor. Recordem as maravilhas que Ele fez, os prodígios e as sentenças de sua boca. Descendência de Abraão, seu servo, filhos de Jacó, seu escolhido! O nosso Deus é o Senhor, Ele governa a terra inteira. Ele se lembra para sempre da sua aliança, da palavra empenhada por mil gerações; da aliança que selou com Abraão, do juramento feito a Isaac. (Sl 105,4-9)
Evangelho do dia
Jesus falou, no Templo, em Jerusalém: «Eu garanto a vocês: se alguém guarda a minha palavra, jamais verá a morte.» Os judeus disseram: «Agora sabemos que estás louco. Abraão morreu e os profetas também. E Tu dizes: ‘se alguém guarda a minha palavra, nunca vai experimentar a morte’. Por acaso, Tu és maior que o nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem é que pretendes ser?» Jesus respondeu: «Se Eu glorifico a Mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem Me glorifica é o meu Pai, Aquele que vocês dizem que é o Pai de vocês. Vocês não O conhecem, mas Eu O conheço. Se dissesse que não O conheço, Eu seria mentiroso como vocês. Mas Eu O conheço e guardo a palavra dele. Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria.» Então os judeus disseram: «Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: antes que Abraão existisse, Eu Sou.» Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus. Mas Jesus se escondeu e saiu do Templo. (Jo 8,51-59)
Vivendo a Palavra
Antes que Abrão existisse, “EU SOU”. Muitas vezes aparece no Evangelho de João a expressão “EU SOU”, mas quase sempre acompanhada de substantivos: o Bom Pastor, o Caminho, a Verdade, a Vida, a Porta das ovelhas… Mas esse “EU SOU” – assim, isolado – é um convite para o mergulho na essência do Cristo. Precisamos de sabedoria para compreender, de coragem, gratidão e humildade para aceitá-lo!
Oração Final
Pai Santo, conduze-nos no Caminho que leva à Verdade do teu Filho Unigênito, para que assumamos a Liberdade de filhos teus que nós já somos – e todos muito amados por Ti! Faze-nos alegres, agradecidos e entusiasmados anunciadores desta Boa Notícia para os peregrinos desta terra abençoada! Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.