meu dia em oração
Primeiro Domingo do Advento: Faze brilhar a tua Face e seremos salvos
Senhor, Tu és o nosso Pai. Teu Nome é, desde sempre, Nosso Redentor. Mas agora, Senhor, Tu és o nosso Pai; nós somos o barro, e Tu és o nosso Oleiro; todos nós somos obra de tuas mãos. (Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7)
1ª Leitura
Graça e paz a vocês da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sem cessar, agradeço a Deus por causa de vocês, em vista da graça de Deus que lhes foi concedida em Jesus Cristo. Pois em Jesus é que vocês receberam todas as riquezas, tanto da palavra quanto do conhecimento. Na verdade, o testemunho de Cristo tornou-se firme em vocês, que esperam a Revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, a tal ponto que não lhes falta nenhum dom. É Ele que também os fortalecerá até o fim, para que vocês não sejam acusados no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. O Deus que chamou vocês para a comunhão com o seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, Ele é fiel. (1Cor 1,3-9)
Salmo ou Hino
Restaura-nos, ó Deus! Faze brilhar a tua Face e seremos salvos! Senhor Deus, até quando ficarás irado enquanto o teu povo suplica? Tiraste uma videira do Egito e a transplantaste. Vem visitar tua vinha, que tornaste vigorosa. Eles a queimavam como lixo, mas vão perecer com a ameaça de tua Face. Que tua mão proteja o teu Escolhido, o Homem que tu confirmaste. Nunca nos afastaremos de Ti. Faze-nos viver, para invocar o teu Nome. (Sl 80)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus continuou ensinando a seus discípulos: «Prestem atenção! Não fiquem dormindo, porque vocês não sabem quando vai ser o momento. Vai acontecer como a um homem que partiu para o estrangeiro. Ele deixou a casa, distribuiu a tarefa a cada um dos empregados e mandou o porteiro ficar vigiando. Vigiem, portanto, porque vocês não sabem quando o dono da casa vai voltar; pode ser à tarde, à meia-noite, de madrugada ou pelo amanhecer. Se ele vier de repente, não deve encontrá-los dormindo. O que eu digo a vocês, digo a todos: Fiquem vigiando.» (Mc 13,33-37)
Vivendo a Palavra
A ideia central que perpassa o Primeiro Domingo do Advento – e deve ser a nossa atitude, não apenas neste tempo, mas em toda a vida – é a ‘vigilância’. Vigiar é estar inteiro no lugar onde nos encontramos, jogando-nos de ‘corpo e alma’ na tarefa que estamos executando. É nos concentrarmos no nosso Desejo Fundamental e não nos distrairmos com desejos menores e rasteiros. Exige confiança no Pai, generosidade e desapego dos bens terrenos para a sua partilha com os irmãos.
Oração Final
Pai querido, faze brilhar sobre nós a tua Face! O teu amado Filho lembra hoje o nosso dever da vigilância permanente, para que não nos encontres dormindo no dia da tua volta gloriosa. Faze-nos uma Igreja de ardorosos discípulos missionários, compassivos seguidores do Cristo e anunciadores do teu Reino de Amor. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo vive na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.