meu dia em oração
Por que os teus discípulos não fazem jejum?
A leitura é do Terceiro Isaías. O tempo, pós-exílio babilônico. O Profeta encoraja o povo a manter-se fiel e reconstruir a cidade e o Templo. No texto, a visão do jejum agradável ao Senhor: não um ato externo, formal, mas uma atitude de vida santa.
Salmo ou Hino
Tem piedade de mim, ó Deus! Por tua compaixão, apaga minha culpa! Lava-me da minha injustiça! Porque eu reconheço a minha culpa, e o meu pecado está sempre na minha frente; pequei contra ti, praticando o que é mau. Pois tu não queres sacrifício, e nenhum holocausto te agrada. Meu sacrifício é um espírito contrito. Um coração contrito tu não o desprezas. (Sl 51,3-6a.18-19)
1ª Leitura
Grite a plenos pulmões, sem parar; solte como trombeta o som da sua voz; mostre ao meu povo os seus crimes e faça a casa de Jacó conhecer os seus pecados. Dia após dia, eles parecem me procurar, mostram desejo de conhecer os meus caminhos; parecem povo que pratica a justiça e que nunca se esquece do direito do seu Deus. Eles vêm me pedir as regras da justiça, eles querem estar perto de Deus. E dizem: «Por que jejuamos, e tu não viste? Por que nos humilhamos totalmente, e nem tomaste conhecimento?» Acontece que, mesmo quando estão jejuando, vocês só cuidam dos próprios interesses e continuam explorando quem trabalha para vocês. Vejam! Vocês jejuam entre rixas e discussões, dando socos sem piedade. Não é jejuando dessa forma que farão chegar lá em cima a voz de vocês. Vejam! O jejum que eu aprecio, o dia em que uma pessoa procura se humilhar, não deve ser desta maneira: curvar a cabeça como se fosse uma vara, deitar de luto na cinza… É isso que vocês chamam de jejum, um dia para agradar a Javé? O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente. Se você fizer isso, a sua luz brilhará como a aurora, suas feridas vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando você. Então você clamará, e Javé responderá; você chamará por socorro, e Javé responderá: «Estou aqui!» (Is 58,1-9a)
Evangelho do Dia
Então os discípulos de João se aproximaram de Jesus, e perguntaram: «Nós e os fariseus fazemos jejum. Por que os teus discípulos não fazem jejum?» Jesus respondeu: «Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar de luto, enquanto o noivo está com eles? Mas chegarão dias em que o noivo será tirado do meio deles. Aí então eles vão jejuar.» (Mt 9,14-15)
Vivendo a Palavra
O jejum que se pedia ao povo era um ato marcado por sinais externos – rosto triste, roupa de sacos, cinza na cabeça… – e vazio nos corações. Não era a isso que Jesus visava. Ele queria de seu povo e de sua Igreja: Justiça, fraternidade, compaixão, solidariedade, em resumo: Amor a Deus e aos irmãos.
Oração Final
Pai Santo, que nesta quaresma meu jejum signifique luta para melhorar minha relação comigo mesmo. Que eu reconheça os talentos que Tu, Pai amado, me ofereces, que eu os acolha com gratidão e os desenvolva, para oferecê-los no serviço aos irmãos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.