meu dia em oração
Permanecendo firmes vocês irão ganhar a Vida!
Vejam! O Dia está para chegar. Então os que cometem injustiça serão como palha. Quando chegar o Dia, eles serão incendiados. Deles não vão sobrar nem raízes nem ramos. Mas para vocês que temem ao Senhor brilhará o Sol da Justiça, que cura. (Ml 3,19-20a)
1ª Leitura
Vocês sabem como devem imitar-nos: nós não ficamos sem fazer nada quando estivemos entre vocês, nem pedimos a ninguém o pão que comemos; pelo contrário, trabalhamos com fadiga e esforço, noite e dia, para não sermos um peso para nenhum de vocês. Não porque não tivéssemos direito a isso, mas porque nós quisemos ser um exemplo para vocês imitarem. De fato, quando estávamos entre vocês, demos esta norma: quem não quer trabalhar, também não coma. Ouvimos dizer que entre vocês existem alguns que vivem à toa, sem fazer nada e em contínua agitação. A essas pessoas mandamos e pedimos, no Senhor Jesus Cristo, que comam o próprio pão, trabalhando em paz. (2Ts 3,7-12)
Salmo ou Hino
Toquem para o Senhor com a harpa e o som dos instrumentos. Com trombetas e o som da corneta, aclamem o Senhor e Rei! Estronde o mar e o que ele contém, o mundo e os seus habitantes. Batam palmas os rios todos, e as montanhas gritem de alegria diante do Senhor, pois Ele vem para governar a terra. Ele governará o mundo com Justiça, e os povos com retidão. (Sl 98,5-9)
Evangelho do dia
Naquele dia, algumas pessoas comentavam sobre o Templo, enfeitado com pedras bonitas e com coisas dadas em promessa. Então Jesus disse: «Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Eles perguntaram: «Mestre, quando vai acontecer isso? Qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?» Jesus respondeu: «Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo já chegou’. Não sigam essa gente. Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será logo o fim.» E Jesus continuou: «Uma nação lutará contra outra, um reino contra outro reino. Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu. Mas, antes que essas coisas aconteçam, vocês serão presos e perseguidos; entregarão vocês às sinagogas, e serão lançados na prisão; serão levados diante de reis e governadores, por causa do meu Nome. Isso acontecerá para que vocês deem testemunho. Portanto, tirem da cabeça a ideia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa; porque Eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês. E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vocês. Vocês serão odiados por todos, por causa do meu Nome. Mas não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a Vida!» (Lc 21,5-19)
Vivendo a Palavra
Jesus nos alerta sobre os falsos profetas, que estarão sempre presentes: «Muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’». O dia do Senhor virá, mas nós não devemos nos preocupar em saber quando será. Vivamos a normalidade da existência, procurando fazer o Bem; em estado de vigília e tendo sempre a consciência de que estamos na Presença amorosa do Pai em nós e entre nós.
Oração Final
Pai Santo, que nós saibamos acolher e assimilar a mensagem do fim do ano litúrgico que se aproxima: assim como o tempo passa e termina, também a nossa existência é fugaz. Ajuda-nos, amado Pai, a viver os nossos dias como uma caminhada já em teu Reino de Amor (ainda que não em sua plenitude), seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.