meu dia em oração
Pentecostes: Vem Espírito Santo e acende em nós o fogo do Amor
No dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. Espantados e surpresos, diziam: «Esses homens que estão falando, não são todos galileus? Como é que cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? Entre nós há partos, medos e elamitas; gente da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia vizinha de Cirene; alguns de nós vieram de Roma, outros são judeus ou pagãos convertidos; também há cretenses e árabes. E cada um de nós em sua própria língua os ouve anunciar maravilhas de Deus!» (At 2,1-11)
1ª Leitura
Por isso, eu declaro a vocês que ninguém, falando sob a ação do Espírito de Deus, jamais poderá dizer: «Maldito Jesus!» E ninguém poderá dizer: «Jesus é o Senhor!» a não ser sob a ação do Espírito Santo. Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. De fato, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. Pois todos fomos batizados num só Espírito para sermos um só Corpo, quer sejamos judeus ou gregos, quer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito. (1Cor 12,3b-7.12-13)
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, ó minha alma! Meu Deus, como és grande! Como são numerosas as tuas obras! A todas fizeste com Sabedoria. Escondes tua Face e eles se apavoram, retiras deles a respiração, e expiram. Envias o teu Sopro e eles são criados, e assim renovas a face da terra. Que o meu poema Lhe seja agradável, e eu me alegrarei com o Senhor. (Sl 104,1ab.24ac.29b-31.34)
Evangelho do dia
Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou. Ficou no meio deles e disse: «A paz esteja com vocês.» Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor. Jesus disse de novo para eles: «A paz esteja com vocês. Assim como o Pai Me enviou, Eu também envio vocês.» Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: «Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.» (Jo 20,19-23)
Vivendo a Palavra
No seu Sopro Jesus envia aos Apóstolos e a nós, a sua Igreja, o Espírito Santo. Com Ele vem a Paz – a Paz de Deus, que vence o medo e traz Alegria. O Espírito nos faz discípulos evangelizadores e nos envia para a Missão de anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus e do Perdão dos pecados. Sigamos agradecidos, como fontes irradiadoras do Evangelho da Esperança!
Oração Final
Ó Deus, Pai que tanto amamos e queremos adorar! Tu, que iluminas os nossos corações com a luz do Espírito Santo, acende em nós o fogo do teu Amor. Concede-nos, pelo mesmo Espírito, que saibamos apreciar o que é reto, e gozemos sempre de sua Consolação. Assim, pelo testemunho de tua Igreja, renovarás a face da terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.