meu dia em oração
‘A pedra rejeitada, tornou-se a pedra angular.’
A leitura é do Livro de Tobias e mostra seu Pai, Tobit, exercendo corajosa obra de misericórdia em favor de um compatriota seu que falecera. Assim é introduzida a história cheia da Presença e dos Cuidados do Senhor, que veremos nos dias seguintes.
Salmo ou Hino
Aleluia! Feliz o homem que teme ao Senhor e se compraz com seus mandamentos! Sua descendência será poderosa e abençoada na terra. Na sua casa há abundância e riqueza. Sua justiça permanece. Ele brilha na treva como luz. Ele é piedade, compaixão e justiça. Feliz quem tem piedade e conduz seus negócios com retidão. Eis que ele jamais vacilará. (Sl 112,1-6)
1ª Leitura
Eu, Tobit, durante toda a minha vida, andei pelos caminhos da verdade e da justiça. Sempre dei ajuda aos meus irmãos e compatriotas, exilados comigo em Nínive, no país da Assíria. Durante o reinado de Asaradon, eu pude voltar para a minha casa e ter de novo minha mulher Ana e meu filho Tobias. Em nossa festa de Pentecostes, isto é, na festa das Semanas, foi-me preparado um belo almoço e eu me sentei à mesa para comer. Enquanto serviam a mesa e preparavam vários pratos, eu disse ao meu filho Tobias: «Filho, vá ver se encontra algum pobre entre os nossos compatriotas exilados em Nínive, alguém que permanece fiel a Deus de todo o coração, e traga-o aqui para almoçar conosco. Vou esperar você voltar, meu filho!» Então Tobias foi procurar um pobre entre os nossos compatriotas. Ao voltar, disse: «Meu pai!» E eu perguntei: «O que foi, meu filho?» Ele continuou: «Pai, assassinaram um compatriota nosso. Foi estrangulado e jogado na praça do mercado. Ainda está lá». Imediatamente deixei a mesa, sem ao menos provar o almoço. Fui buscar o corpo e o coloquei num quarto, esperando o pôr-do-sol para enterrá-lo. Voltando, lavei-me e fui almoçar cheio de tristeza, lembrando-me das palavras que o profeta Amós disse contra Betel: «As festas de vocês vão se transformar em luto, e seus cânticos alegres em lamentações». E comecei a chorar. Logo que o sol se pôs, saí de casa, fiz uma cova e enterrei o corpo. Os meus vizinhos caçoavam de mim, dizendo: «Ele não tem mais medo! Por esse motivo, já foi procurado para ser morto. Da primeira vez, conseguiu fugir. Agora, está aí de novo enterrando os mortos!» (Tb 1,3;2,1-8)
Evangelho do dia
Jesus começou a falar para eles em parábolas: «Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um tanque para pisar a uva e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha para alguns agricultores, e viajou para o estrangeiro. Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha. Mas os agricultores pegaram o empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. Então o dono da vinha mandou mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. Então o dono mandou mais um, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros. Sobrou para o dono apenas um: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: ‘Eles vão respeitar meu filho’. Mas os agricultores comentaram: ‘Esse é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’. Então agarraram o filho, mataram-no e o jogaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros. Por acaso, vocês não leram na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?» Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus. Eles tinham entendido muito bem que Jesus havia contado essa parábola contra eles. Mas ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram embora. (Mc 12,1-12)
Vivendo a Palavra
Os poderosos da época perceberam que a dura Mensagem de Jesus lhes era dirigida. Hoje, somos nós os zeladores desta maravilhosa vinha de Deus. Como tem sido a nossa administração? O Senhor tem mandado mensageiros para pedir as nossas contas? Quais – ou quem – são esses mensageiros? O que temos feito com eles?
Oração Final
Pai Santo, faz-nos desapegados do poder e da riqueza. Dá-nos a consciência de que eles apenas nos foram confiados por Ti, Pai amado, para serem administrados em favor dos que nos estão próximos. Que saibamos cuidar com zelo e generosidade deste mundo que criaste e dos irmãos que nos deste. Por Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.