meu dia em oração
Partilhar com generosidade o infinito Amor que recebemos
As leituras convidam a ‘descobrir’ Deus na natureza e nos sinais dos tempos. O próprio Senhor se manifesta a Jó: Ele está nas fontes, no mar, no amanhecer… No Evangelho, Jesus se queixa das cidades que não viram a presença do Pai nas maravilhas do cotidiano.
1ª Leitura
Então o Senhor, do meio da tempestade, respondeu a Jó e disse: «Alguma vez em sua vida você deu ordens para o amanhecer, ou marcou um lugar para a aurora, a fim de que ela agarre as bordas da terra, e dela sacuda os injustos? Por acaso você deu ordens à terra para ela se transformar como argila debaixo do sinete e se tingir como vestido, negando luz para os injustos e quebrando o braço que ameaça golpear? Você já chegou até as fontes do mar, ou passeou pelas profundezas do oceano? Já mostraram a você as portas da morte, ou por acaso você já viu os portais das sombras? Você examinou a extensão da terra? Se você sabe tudo isso, me diga. Por onde se vai até a casa da luz, e onde é que vivem as trevas, para que você as leve ao território delas e lhes ensine o caminho para casa? Certamente você sabe disso tudo, pois já então havia nascido e já viveu muitíssimos anos». Então Jó respondeu ao Senhor: «Eu me sinto arrasado. O que posso replicar? Vou tapar a boca com a mão. Falei uma vez e não insistirei; falei duas vezes, e não vou acrescentar mais nada». (Jó 38,1.12-21;40,3-5)
Salmo ou Hino
Senhor, tu penetras o meu pensamento. Para onde irei, longe do teu sopro? Se subo ao céu, se me deito no abismo, se levanto voo para as margens da aurora, se emigro para os confins do mar, aí a tua direita me sustentará. Sim! Pois tu me teceste no seio materno. Eu me maravilho com as tuas maravilhas! Conduze-me pelo caminho eterno. (Sl 139,1-3.7-10.13-14.24b)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando a seus discípulos: «Ai de você, Corazin! Ai de você, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no meio de vocês, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura que vocês. Ai de você, Cafarnaum! Será erguida até o céu? Será jogada no inferno, isso sim! Quem escuta vocês, escuta a mim, e quem rejeita vocês, rejeita a mim; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.» (Lc 10,13-16)
Vivendo a Palavra
O Criador continua presente em sua obra, mas só pode ser percebido pela fé: Ele está na vida, nas maravilhas da natureza, no amor entre os irmãos. Mas o Pai é discreto bastante para não invadir a liberdade daquele que não O quiser perceber. Sejamos sempre atentos, acolhedores, agradecidos e generosos na partilha do infinito Amor que recebemos.
Oração Final
Pai Santo, infunde-nos a consciência de que os dons e os bens que recebemos do teu Amor não são nossa propriedade particular e devem ser todos colocados a serviço da Comunidade. Mantém-nos atentos às carências dos que peregrinam ao nosso lado nesta vida e prontos para cuidar das feridas causadas pela dureza de coração dos homens. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.