meu dia em oração
Para seguir o Senhor, é preciso despojar do apego à riqueza
O Senhor anuncia a Ezequiel a morte próxima de sua esposa e lhe proíbe o luto. Este é também o recado para o povo: que todos se abstenham de se lamentar quando, em breve, o santuário for profanado e os seus filhos, abandonados, forem mortos pela espada.
1ª Leitura
Recebi esta mensagem do Senhor: «Criatura humana, de repente, eu vou tirar de você aquela que é o encanto dos seus olhos. Não vista luto, nem se lamente, nem derrame lágrimas. Gema em silêncio, e não siga os costumes do velório. Use turbante, calce sandálias, não cubra a barba e não aceite pão dos vizinhos». Nessa mesma manhã, falei com o povo, e pela tarde minha mulher morreu. Na manhã seguinte, fiz tudo o que o Senhor tinha mandado. Então o povo me perguntou: «Você não vai explicar para nós o que significa tudo isso?» Eu respondi: «Recebi do Senhor a seguinte mensagem: Diga à casa de Israel: Assim diz o Senhor: Vou profanar o meu santuário, que é o orgulho da sua força, o encanto de seus olhos e a esperança de sua vida. Os filhos e filhas que vocês abandonaram serão mortos pela espada. Então vocês farão a mesma coisa que eu fiz: não cobrirão a barba, nem aceitarão pão dos vizinhos; usarão turbante, calçarão sandálias, não vestirão luto, nem chorarão. Vocês vão se acabar por causa de sua própria culpa e se lamentarão uns com os outros. Ezequiel será um sinal para vocês: façam o mesmo que ele fez. E, quando isso acontecer, vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor». (Ez 24,15-24)
Salmo ou Hino
Você desprezou o Deus que lhe deu a vida. O Senhor viu tudo, e rejeitou seus filhos: «Vou esconder deles o meu rosto e ver qual será o seu futuro», porque são uma geração pervertida. Eles provocaram meu ciúme com um deus falso, e me irritaram com ídolos vazios. Por isso vou provocar o ciúme deles com um povo falso, vou irritá-los com uma nação idiota. (Dt 32,18-21)
Evangelho do dia
Um jovem se aproximou e disse a Jesus: «Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?» Jesus respondeu: «Por que você me pergunta sobre o que é bom? Um só é o bom. Se você quer entrar para a vida, guarde os mandamentos.» O homem perguntou «Quais mandamentos?» Jesus respondeu: «Não mate; não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; honre seu pai e sua mãe; e ame seu próximo como a si mesmo.» O jovem disse a Jesus: «Tenho observado todas essas coisas. O que é que ainda me falta fazer?» Jesus respondeu: «Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e me siga.» Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. (Mt 19,16-22)
Vivendo a Palavra
Para seguir o Mestre é preciso que aliviemos nossa bagagem, despojando-nos de qualquer apego a riquezas, ao poder e aos prazeres que oprimem o irmão. Devemos estar livres e leves, abertos ao outro que está próximo de nós e prontos para nos alegrar com a certeza de que o Reino do Pai não é uma utopia: Ele já está dentro de nós.
Oração Final
Pai Santo, nós Te agradecemos pelos dons e bens que nos emprestas. Dá-nos, Pai Amado, inteligência e coragem para desenvolver esses dons, aumentar os bens e mais, total desapego para colocá-los todos – dons e bens – a serviço dos companheiros peregrinos. Por Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.