meu dia em oração
Para Deus tudo é possível
O texto do Eclesiástico nos faz reconhecer a fragilidade humana. Estamos de costas para o Altíssimo e mortos pelo pecado. Mas só quem tem vida e saúde pode louvar ao Senhor. Daí, a urgência e a necessidade da conversão – que esperamos exercitar pela vida afora, firmados na misericórdia do Senhor.
1ª Leitura
Converta-se ao Senhor e abandone o pecado. Suplique diante dele e reduza a ofensa que você Lhe fez. Volte para o Altíssimo, vire as costas para a injustiça e deteste profundamente aquilo que Ele abomina. Quem louvará o Altíssimo na mansão dos mortos, em lugar dos vivos e de todos que O glorificam? Os mortos não existem mais e já não louvam; só louva ao Senhor quem tem vida e saúde. Como é grande a misericórdia do Senhor, e o seu perdão para todos os que se convertem para Ele! O homem não pode ter tudo, pois o ser humano não é imortal. Nada é mais luminoso que o sol. Todavia, também ele desaparece. O homem, que é carne e sangue, planeja o mal. Deus passa revista ao exército celeste, e os homens são apenas terra e cinza. (Eclo 17,20-28)
Salmo ou Hino
Feliz aquele cuja ofensa é absolvida, cujo pecado é coberto. Feliz o homem a quem o Senhor não aponta nenhum delito. Confessei a Ti o meu pecado. Eu disse: «Vou ao Senhor confessar a minha culpa!» E Tu absolveste o meu delito. Por isso, que todo fiel suplique a Ti no tempo da angústia: se as águas caudalosas transbordarem, jamais o atingirão. Tu és o meu refúgio, Tu me libertas da angústia, e me envolves com cantos de libertação. Alegrem-se no Senhor, ó justos, e exultem! (Sl 32,1-2.5-7.11a)
Evangelho do dia
Quando Jesus saiu de novo a caminhar, um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: «Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?» Jesus respondeu: «Por que você me chama de bom? Só Deus é bom e ninguém mais. Você conhece os mandamentos: não mate, não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; honre seu pai e sua mãe.» O homem afirmou: «Mestre, desde jovem tenho observado todas essas coisas.» Jesus olhou para ele com amor, e disse: «Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e Me siga.» Quando ouviu isso, o homem ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico. Jesus então olhou em volta e disse aos discípulos: «Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!» Os discípulos se admiraram com o que Jesus disse. Mas Ele continuou: «Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!» Os discípulos ficaram muito espantados quando ouviram isso, e perguntavam uns aos outros: «Então, quem pode ser salvo?» Jesus olhou para os discípulos e disse: «Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível.» (Mc 10,17-27)
Vivendo a Palavra
Aquele homem, como tantos, era apenas ‘bonzinho’: ele pensava que cumpria os mandamentos desde jovem. Mas Jesus lhe lembra que a Lei não é uma cerca que limita, mas uma seta que aponta para além, uma direção rumo ao infinito. Cumprida uma tarefa, nós não podemos acomodar-nos e nos dar por satisfeitos. Continuamos servos, à procura de novas tarefas, sempre caminhando em favor dos irmãos.
Oração Final
Pai Santo, não permitas que sufoquemos com justificativas enganosas essa fome abençoada, essa sede fraterna que a opção radical por viver desde agora no teu Reino de Amor gera em nós. É a fome de servir aos irmãos, a sede de partilhar com eles o que somos e o que temos – pois tudo são dons de tua misericórdia. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.