meu dia em oração
Para acolher a lei de Deus é preciso cultivar a convivência fraterna
Oseias – o profeta que compara a relação do Senhor com o seu povo ao amor conjugal – é duro na condenação da infidelidade dos filhos de Israel, mas enche-se de Esperança quanto ao cumprimento da promessa do Senhor: Ele mandará para todos um novo tempo de Paz.
1ª Leitura
Israel, converta-se para o Senhor, seu Deus, pois você tropeçou na sua própria culpa. Preparem as palavras e se convertam ao Senhor. Digam-lhe: «Perdoa toda a nossa culpa, aceita o que é bom, e Te ofereceremos o fruto de nossos lábios. Não é a Assíria que nos salvará, não montaremos mais cavalos, jamais chamaremos novamente de nosso Deus a um objeto feito por nossas próprias mãos, pois é em Ti, só junto de Ti, que o órfão encontra compaixão». Eu vou curar a sua apostasia, vou amá-los de todo o coração, pois a minha ira se apartou deles. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como lírio e estenderá raízes como o cedro do Líbano. Seus galhos crescerão, seu esplendor será como da oliveira e seu perfume será como do cedro do Líbano. Voltarão a sentar-se à minha sombra, farão reviver o trigo, florescerão como videiras e serão famosos como o vinho do Líbano. Efraim, que tenho Eu ainda a ver com os ídolos? Sou Eu que tenho uma resposta e olho para você. Sou como cipreste frondoso: o fruto de você, é de Mim que ele nasce. Quem é sábio, entenda essas coisas; quem é inteligente que as compreenda, porque os caminhos do Senhor são retos; os justos caminham por eles e os maus neles tropeçam. (Os 14,2-10)
Salmo ou Hino
Ouço uma linguagem desconhecida: «Eu removi a carga de seus ombros e suas mãos deixaram o cesto. Você clamou na opressão, e Eu o libertei. Escondido no trovão, Eu lhe respondi, e o provei nas águas de Meriba. Escute, povo meu, Eu vou testemunhar contra você. Oxalá você Me ouvisse, Israel! Nunca haja em você um deus estranho, nunca adore um deus estrangeiro. Eu sou seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Ah! Se meu povo Me escutasse, se Israel andasse em meus caminhos… Eu alimentaria você com a flor do trigo e o saciaria com o mel do rochedo. (Sl 81,6c-11ab.14-17)
Evangelho do dia
Um doutor da Lei estava aí, e ouviu a discussão. Vendo que Jesus tinha respondido bem, aproximou-se dele e perguntou: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro mandamento é este: Ouça, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor! E ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.» O doutor da Lei disse a Jesus: «Muito bem, Mestre! Como disseste, Ele é, na verdade, o único Deus, e não existe outro além dele. E amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.» Jesus viu que o doutor da Lei tinha respondido com inteligência, e disse: «Você não está longe do Reino de Deus.» E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. (Mc 12,28b-34)
Vivendo a Palavra
“Ouça, ó Israel!” – este é o primeiro mandamento. O cumprimento da Lei começa pelo seu conhecimento e para isto devemos ter nosso ouvido atento; passa também pela sua acolhida no coração; e se concretiza na convivência fraterna com os nossos companheiros de caminhada. A Fraternidade é a realidade mais bonita!
Oração Final
Pai Santo, cria em nós o desejo de cumprir a tua Lei. Jesus de Nazaré, o Cristo, Filho Unigênito que nos deste como Irmão, viveu fazendo o bem e nos mostrou que amar a Ti e aos irmãos é desfrutar, desde agora, os sinais do Reino que tens preparado para nós. Ajuda-nos, Pai querido, a cumprir a tua vontade! Pelo mesmo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.