meu dia em oração
Pai, Tu és Santo e nós somos o teu Povo
O Apocalipse vai iluminando nossa reflexão enquanto nos preparamos para celebrar mais um tempo do Advento do Senhor. O Pai, tendo enviado Profetas, envia agora o seu Anjo para anunciar que somos felizes, porque a salvação deve acontecer muito em breve. Estamos vivendo dias de Esperança!
1ª Leitura
O Anjo mostrou para mim um rio de água viva; era brilhante como cristal; o rio brotava do Trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas Árvores da Vida; elas dão fruto doze vezes por ano; todo mês elas frutificam; suas folhas servem para curar as nações. Nunca mais haverá maldições. Nela estará sempre o Trono de Deus e do Cordeiro, seus servos lhe prestarão culto. Verão sua Face, e seu Nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: ninguém mais vai precisar da luz da lâmpada, nem da luz do sol. Porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles, e eles reinarão para sempre. Então o Anjo me disse: «Estas palavras são fiéis e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu Anjo para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve. Eis que Eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro.» (Ap 22,1-7)
Salmo ou Hino
Venham, exultemos no Senhor. Porque o Senhor é um Deus grande. Dele é o mar e a terra firme. Entrem e se prostrem e se inclinem, porque Ele é o nosso Deus e nós somos o seu povo. Oxalá vocês escutem hoje o que Ele diz: «Não endureçam seus corações como aconteceu em Meriba, como no dia de Massa, no deserto, quando seus antepassados Me provocaram, mesmo vendo as minhas obras». Por quarenta anos aquela geração me desgostou. Então Eu disse: «É um povo de coração transviado, que não reconhece meus caminhos… ». (Sl 95,1-7)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus conversava com seus discípulos: «Tomem cuidado para que os corações de vocês não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações com a vida, e esse dia não caia de repente sobre vocês. Pois esse dia cairá, como armadilha, sobre todos aqueles que habitam a face de toda a terra. Fiquem atentos, e rezem todo o tempo, a fim de terem força para escapar de tudo o que deve acontecer, e para ficarem de pé diante do Filho do Homem.» (Lc 21,34-36)
Vivendo a Palavra
O Evangelho alerta para o perigo de que ‘os nossos pequenos desejos’ sufoquem em nós ‘O grande e único Desejo’. Estejamos atentos para que a gula, a embriaguez e o apego às ilusões efêmeras da riqueza, do poder e dos prazeres não nos impeçam de cuidar da Vida Verdadeira – do tesouro que as traças não roem nem os ladrões roubam, mas permanecem para a Vida Eterna.
Oração Final
Pai, Tu és Santo e nós somos o teu Povo! Dá-nos a consciência de que uma coisa só deve nos importar: habitarmos em tua Casa todos os dias da nossa vida. Faze-nos desapegados dos desejos menores e confiantes em tua Providência de Pai que tem ternura maternal. Por Jesus, o Cristo teu amado Filho e nosso Irmão Maior, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.