meu dia em oração
Pai, Tu és Bom, o teu Amor é para sempre
As leituras de hoje respiram a esperança de que, ultrapassadas as dificuldades da vida que aconteciam nos dias de João (e estão acontecendo em nossos dias!), ergueremos nossas cabeças para ver o Filho do Homem, anunciando que a salvação está próxima. Brilha a Luz da nossa confiança no Pai Misericordioso!
1ª Leitura
Depois de tudo isso, vi outro Anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. Ele gritou com voz forte: «Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. Nessa hora, um Anjo forte levantou uma pedra, do tamanho de uma pedra de moinho, e a jogou no mar, dizendo: «Com esta força será jogada Babilônia, a grande cidade. E nunca mais será encontrada. E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em você nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em você jamais se encontrará; e o canto do moinho em você nunca mais se ouvirá; e a luz da lâmpada nunca mais em você brilhará; e a voz do esposo e da esposa em você nunca mais se ouvirá. Porque os seus mercadores eram os grandes da terra, e com magia você enfeitiçou todas as nações. Depois disso, ouvi um forte barulho de uma grande multidão no céu, aclamando: «Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus, porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim! Deus julgou a grande Prostituta, que corrompeu a terra com a sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos.» A multidão continuou o canto: «Aleluia! Dela sobe a fumaça para sempre!» Logo em seguida, o Anjo me disse: «Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro.» (Ap 18,1-2.21-23;19,1-3.9a)
Salmo ou Hino
Terra inteira, aclame ao Senhor! Sirva ao Senhor com alegria, e vá até Ele com gritos jubilosos! Saiba que somente o Senhor é Deus: Ele nos fez e a Ele pertencemos, somos seu povo e ovelhas do seu rebanho. Entrem por suas portas dando graças, com cantos de louvor em seus átrios, celebrem a Ele e bendigam o seu Nome: «Sim, o Senhor é Bom: o seu Amor é para sempre, e sua Fidelidade permanece de geração em geração». (Sl 100,2-5)
Evangelho do dia
Naquela ocasião, Jesus continuava alertando a seus discípulos: «Quando vocês virem Jerusalém cercada de acampamentos, fiquem sabendo que a destruição dela está próxima. Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando nesses dias, pois haverá uma grande desgraça nessa terra e uma ira contra esse povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que o tempo dos pagãos se complete. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. E na terra, as nações cairão no desespero, apavoradas com o barulho do mar e das ondas. Os homens desmaiarão de medo e ansiedade, pelo que vai acontecer ao universo, porque os poderes do espaço ficarão abalados. Então eles verão o Filho do Homem vindo sobre uma nuvem, com poder e grande glória. Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se e ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima.» (Lc 21,20-28)
Vivendo a Palavra
A revelação dos Mistérios de Deus não cabe em palavras humanas, porque a nossa comunicação é pobre e limitada. Mas Lucas e João, que nós ouvimos hoje, respectivamente no Evangelho e no Apocalipse, terminam, ambos, expressando a certeza de que somos convidados para o banquete das bodas do Cordeiro e que, por isto, podemos levantar nossa cabeça, pois a hora da nossa libertação está próxima.
Oração Final
Pai, Tu és Bom o teu Amor é para sempre! Nós agradecemos os grandes dons que nos ofereces: a Fé – ela nos permite enxergar o cuidado com que cercas a nossa existência; nós agradecemos a Esperança – ela nos assegura a eternidade do teu carinho; e nós agradecemos o teu Amor – ele mora em nós e nos leva a partilhar a Vida com os irmãos. Pelo Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.