meu dia em oração
Pai Santo, sejamos nós testemunhas da tua misericordiosa Presença
Em Antioquia a Igreja de Jesus acolhia pagãos convertidos. Barnabé fora em busca de Saulo e uma comunidade viva se estabelecia com o nome novo: ‘Cristãos’. Amadurecia a ideia da missão – o anúncio da Boa Notícia ao mundo. O texto mostra a despedida de Paulo e Barnabé, entre jejuns e orações, para o que viria a ser a Primeira Viagem Missionária.
1ª Leitura
A mão do Senhor estava com eles, de modo que foi grande o número dos que acreditaram e se converteram ao Senhor. A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém, e esta enviou Barnabé para Antioquia. Quando Barnabé chegou e viu a graça de Deus, ficou muito contente e os animou a permanecerem de todo coração ligados ao Senhor. Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma considerável multidão se uniu ao Senhor. Barnabé foi, então, para Tarso em busca de Saulo. Encontrou-o e o levou para Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos nessa igreja, e instruíram muita gente. Foi em Antioquia que, os discípulos receberam pela primeira vez, o nome de «cristãos.» Havia profetas e mestres na igreja de Antioquia. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio, da cidade de Cirene, Manaém, companheiro de infância do governador Herodes, e Saulo. Certo dia, eles estavam fazendo uma reunião litúrgica com jejum, e o Espírito Santo disse: «Separem para Mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual Eu os chamei.» Então eles jejuaram e rezaram; depois impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e se despediram deles. (At 11,21b-26; 13,1-3)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo Lhe deram a vitória. O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua Justiça às nações. Lembrou-se do seu Amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame ao Senhor e dê gritos de alegria! Toquem para o Senhor com a harpa e o som dos instrumentos. Com trombetas e o som da corneta, aclamem ao Senhor! (Sl 98, 1-6)
Evangelho do dia
Jesus envia os Doze para a Missão: «Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, deem também de graça! Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento. Em qualquer cidade ou povoado onde vocês entrarem, informem-se para saber se há alguém que é digno. E aí permaneçam até vocês se retirarem. Ao entrarem na casa, façam a saudação. Se a casa for digna, desça sobre ela a paz de vocês; se ela não for digna, que a paz volte para vocês.» (Mt 10,7-13)
Vivendo a Palavra
«Vão e anunciem!» As leituras do dia respiram o clima missionário. A Carta aos Coríntios fala da preparação – entre jejuns e orações; o Salmo lembra que o anúncio deve ser feito com alegria e aclamações ao Senhor; e, no Evangelho, Jesus sugere que sejamos leves, generosos, confiantes (não precisamos levar bagagens) e estejamos atentos para cuidar das carências dos irmãos.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria e coragem para concretizar a ‘Igreja em saída’ sonhada por Jesus e tão desejada pelo Papa Francisco. Muito mais do que simples seguidores, que nós da tua misericordiosa Presença paterno/maternal em nós. Dá-nos entusiasmo, amado Pai, e a consciência da missão de anunciar sejamos testemunhas vivas nos nossos ambientes o teu Reinado de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.