meu dia em oração
Pai Santo, que acolhes os pobres e os aflitos, nós Te damos graças
Nos versículos anteriores aos que ouviremos hoje, Ezequiel lançara a metáfora dos ossos ressequidos que voltam a viver, obedecendo à Palavra do Senhor. É a luz que deve ser lançada sobre o texto, para que seja compreendida a sua profundidade e a Esperança que ele traz ao povo de Israel no seu exílio.
1ª Leitura
Assim diz o Senhor: «Tirarei os israelitas do meio das nações para onde foram levados, e os reunirei de todos os povos, e os levarei de volta para a sua terra. Farei deles uma só nação na terra, nos montes de Israel, e um só rei governará sobre todos eles. Não serão mais duas nações, nem dois reinos separados. Não se contaminarão mais com seus ídolos, com suas abominações e com seus crimes. Vou libertá-los das revoltas que os levaram a pecar. Vou purificá-los e eles serão o meu povo e eu serei o Deus deles. O meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá um só Pastor para todos. Eles viverão segundo as minhas Normas, observarão os meus estatutos e os colocarão em prática. Eles habitarão na Terra que dei ao meu servo Jacó, onde já moraram os seus antepassados. Aí, eles vão morar em definitivo, junto com seus filhos e netos, enquanto o meu servo Davi será o chefe deles para sempre. Farei com eles uma Aliança de Paz, que será uma Aliança para sempre. Vou estabelecê-los e multiplicá-los, e colocarei o meu Santuário no meio deles para sempre. Aí será a minha Moradia. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Quando Eu colocar o meu santuário no meio deles para sempre, as nações ficarão sabendo que Eu sou o Senhor, Aquele que consagra Israel». (Ez 37,21-28)
Salmo ou Hino
Nações, escutem a palavra do Senhor. «Aquele que espalhou Israel, vai ajuntá-lo de novo e vai guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho». Porque o Senhor resgatou Jacó. Eles virão festejar na altura de Sião, afluirão para os bens do Senhor: trigo, vinho, azeite e crias de ovelhas e de gado. Então a jovem dançará com alegria, os velhos com os jovens. Mudarei luto em alegria.» (Jr 31,10-13)
Evangelho do dia
Naquele tempo, muitos judeus, que tinham ido à casa de Maria e que viram o que Jesus fez, acreditaram nele. Alguns, porém, foram ao encontro dos fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então, os chefes dos sacerdotes e fariseus reuniram o Conselho. E disseram: «Que é que vamos fazer? Esse Homem está realizando muitos sinais. Se deixamos que Ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o Templo e toda a nação.» Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote nesse ano, disse: «Vocês não sabem nada. Vocês não percebem que é melhor um só homem morrer pelo povo, do que a nação inteira perecer?» Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote nesse ano, profetizou que Jesus ia morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir juntos os filhos de Deus que estavam dispersos. A partir desse dia, as autoridades dos judeus decidiram matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público entre os judeus. Retirou-Se para uma região perto do deserto. Foi para uma cidade chamada Efraim, onde ficou com seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima, e muita gente do campo foi a Jerusalém para purificar-se antes da Páscoa. Eles procuravam Jesus, e quando se reuniram no Templo, comentavam: «Que é que vocês acham? Será que Ele não vem para a festa?» (Jo 11,45-56)
Vivendo a Palavra
O Deus anunciado por Jesus de Nazaré era poderoso, sim, mas era, sobretudo, misericordioso. Sua Justiça se manifestava no perdão, na cura, na libertação e na ressurreição – e não em condenações. Subvertia, assim, o poder da religião construída pelos homens, baseada nas ameaçadoras normas da Lei e no medo do castigo pela desobediência de qualquer uma delas. Nós, os seguidores do Caminho de Jesus, compreendemos isto?
Oração Final
Pai querido, que acolhes os pobres e consolas os aflitos, nós damos graças pelo Dom inefável que nos ofereces – o Verbo Criador que se fez Carne em Jesus de Nazaré. Ele supera a nossa possibilidade de compreensão. Por isto, dá-nos Fé para que aceitemos com alegria a tua generosidade e partilhemos o teu Reino de Amor com os peregrinos que caminham conosco. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.