meu dia em oração
Pai Santo, inunda-nos com o teu Espírito
O Senhor apareceu a Abraão junto ao Carvalho de Mambré, enquanto ele estava sentado à entrada da tenda, pois fazia muito calor. Abraão viu na sua frente três homens de pé. Ao vê-los, correu da entrada da tenda ao encontro deles e se prostrou por terra, dizendo: «Senhor, se alcancei o seu favor, não passe junto ao seu servo sem fazer uma parada. Vou mandar que tragam água para que vocês lavem os pés e descansem debaixo da árvore. Eu vou trazer um pedaço de pão. Vocês poderão recuperar as forças antes de partir; foi para isso que passaram junto ao servo de vocês». Eles responderam: «Está bem. Faça o que está dizendo». Abraão entrou correndo na tenda onde estava Sara, e disse a ela: «Depressa! Tome vinte e um litros de flor de farinha, amasse-os e faça um pão grande». Depois Abraão correu até o rebanho, escolheu um vitelo novo e bom, e o entregou ao empregado, que se apressou em prepará-lo. Pegou também coalhada, leite e o vitelo que havia preparado, e colocou tudo diante deles. E os atendia debaixo da árvore enquanto eles comiam. Depois perguntaram: «Onde está sua mulher Sara?» Abraão respondeu: «Está na tenda». O hóspede disse: «No próximo ano eu voltarei a você. Então sua mulher já terá um filho». (Gn 18,1-10a)
1ª Leitura
Agora eu me alegro de sofrer por vocês, pois vou completando em minha carne o que falta nas tribulações de Cristo, a favor do seu Corpo, que é a Igreja. Eu me tornei ministro da Igreja, quando Deus me confiou este encargo junto a vocês: anunciar a realização da Palavra de Deus, o mistério escondido desde o começo dos tempos e gerações, e que agora é revelado aos cristãos. Deus quis manifestar aos cristãos a riqueza gloriosa que este mistério representa para os pagãos, isto é, o fato de que Cristo, a glória esperada, está em vocês. E é esse Cristo que anunciamos, aconselhando e ensinando a todos com plena sabedoria, para que todos sejam cristãos perfeitos. (Cl 1,24-28)
Salmo ou Hino
Senhor, quem pode habitar em teu monte santo? Quem age na integridade e pratica a justiça, quem fala sinceramente e não usa a língua para caluniar; quem não difama; quem despreza o injusto, e honra os que temem ao Senhor; quem sustenta o que jurou, mesmo com prejuízo; quem não empresta dinheiro com juros, nem aceita suborno contra o inocente. (Sl 15,1a.2-5)
Evangelho do dia
Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, O recebeu em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: «Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!» O Senhor, porém, respondeu: «Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém, uma só coisa é necessária, Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.» (Lc 10,38-42)
Vivendo a Palavra
O Evangelho aborda o tema fundamental das nossas opções de vida. Que tesouro nós estamos adquirindo e acumulando? Aquele que a traça rói, a ferrugem consome e os ladrões podem roubar – ou o que permanecerá para a eternidade? Somos Marta, ou Maria? Estamos preocupados com muitas coisas ou nos entregamos confiantes ao Pai Misericordioso?
Oração Final
Pai Santo, inunda-nos com o teu Espírito para que façamos o discernimento correto e optemos por viver os sinais do teu Reino de Amor já nesta terra encantada, conscientes de que sua plenitude virá um dia, quando recebermos o teu abraço paterno/maternal, prometido pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.