meu dia em oração
Pai Santo, fazei-nos pessoas mansas, de coração puro, misericordiosas
No Gênesis, José – agora ministro do Faraó – recebe seus irmãos. Um encontro cheio de emoção, em que aquele que fora traído acolhe e perdoa os irmãos, lembrando que a sua chegada antecipada ao Egito fora obra do Senhor para preservá-los da morte.
1ª Leitura
Então Judá se aproximou de José e disse: «Meu senhor, permita que seu servo fale em sua presença com toda a franqueza, sem que sua cólera se acenda contra seu servo, pois o senhor é como o próprio Faraó. O senhor tinha perguntado a seus servos: ‘Vocês têm ainda pai ou algum irmão?’ Nós respondemos ao senhor: ‘Temos um pai já velho e um irmão mais novo, nascido em sua velhice; o irmão deste morreu e ele ficou sendo o único filho de sua mãe. Nosso pai o ama demais!’ Então o senhor disse a seus servos: ‘Tragam-no para que eu o conheça. Se o irmão mais novo de vocês não vier junto, vocês não serão recebidos por mim’. Quando voltamos para junto de nosso pai, seu servo, nós lhe contamos tudo o que o senhor falou. E nosso pai nos disse: ‘Voltem para comprar um pouco de mantimento para nós’. E nós respondemos: ‘Mas não podemos descer, se nosso irmão mais novo não for conosco; pois não seremos recebidos por aquele senhor, se nosso irmão mais novo não for conosco’. Então meu pai, seu servo, nos disse: ‘Vocês sabem que minha mulher só me deu dois filhos. Um me deixou e eu disse: Ele foi despedaçado! E nunca mais o vi até hoje. Se vocês tirarem também este de junto de mim e lhe acontecer alguma desgraça, de tanta dor, vocês farão este velho de cabelos brancos descer ao túmulo’.» Nesse momento, José não pôde mais se conter na presença de sua corte, e ordenou: «Saiam todos!» E não havia mais ninguém, quando José se deu a conhecer a seus irmãos: começou a chorar tão alto que todos os egípcios ouviram, e a notícia chegou à casa do Faraó. José disse: «Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?» Seus irmãos, espantados, ficaram sem resposta. Então José disse aos irmãos: «Cheguem mais perto de mim!» Eles se aproximaram. José continuou: «Eu sou José, o irmão de vocês, aquele que vocês venderam para o Egito. Mas agora, não fiquem tristes nem se aflijam porque me venderam para este país, pois foi para lhes preservar a vida que Deus me enviou na frente de vocês.» (Gn 44,18-21.23b-29;45,1-5)
Salmo ou Hino
Recordem as maravilhas que o Senhor fez. Ele chamou a fome sobre a terra. Tinha mandado um homem à sua frente: José, vendido como escravo. Com grilhões lhe afligiram e puseram ferros no pescoço, até que se cumpriu sua predição, e a palavra do Senhor lhe deu crédito. O rei mandou soltá-lo. E o constituiu senhor da sua casa, administrador de seus bens. (Sl 105,5a.16-21)
Evangelho do dia
Jesus ensinava aos discípulos: «Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, deem também de graça! Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento. Em qualquer cidade ou povoado onde vocês entrarem, informem-se para saber se há alguém que é digno. E aí permaneçam até vocês se retirarem. Ao entrarem na casa, façam a saudação. Se a casa for digna, desça sobre ela a paz de vocês; se ela não for digna, que a paz volte para vocês. Se alguém não os receber bem, e não escutar a palavra de vocês, ao sair dessa casa e dessa cidade, sacudam a poeira dos pés. Eu garanto a vocês: no dia do julgamento as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor do que essa cidade.» (Mt 10-7-15)
Vivendo a Palavra
O anúncio da chegada do Reino de Deus não será feito por meio de fala rebuscada, discurso bem elaborado, oratória inflamada. Será feito pelo testemunho silencioso de nossa vida, pelo serviço generoso que prestarmos aos irmãos, e pela alegria de viver que comunicarmos nas nossas relações existenciais com todos os seres vivos e a natureza, sempre cheios de encantamento e gratidão.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos pessoas mansas, de coração puro, misericordiosas e inundadas pelo Amor, para que possamos anunciar aos irmãos, com a nossa simples presença, que já vivemos aqui e agora os sinais do teu Reino, embora ainda não em plenitude. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.