meu dia em oração
Pai Santo, faze-nos verdadeiramente humildes
A carta de Tiago aponta o verdadeiro campo de luta: o nosso coração. Os conflitos que aparecem no mundo nascem dentro de nós. É aqui que recusamos o Espírito do Senhor e nos entregamos aos ídolos do prazer, do poder e ao dinheiro. É aqui que pecamos – mas é também aqui que nos santificamos!
1ª Leitura
De onde surgem os conflitos e competições que existem entre vocês? Não vêm exatamente dos prazeres que guerreiam nos seus membros? Vocês cobiçam, e não possuem; então matam. Vocês têm inveja, e não conseguem nada; então lutam e fazem guerra. Vocês não recebem, porque não pedem; e vocês pedem, mas não recebem, porque pedem mal, com intenção de gastar em seus prazeres. Idólatras! Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus. Ou vocês acham que é à toa que a Escritura diz: «Deus reclama com ciúme o Espírito que Ele fez habitar em nós»? Mas Ele dá uma Graça maior. É por isso que a Escritura diz: «Deus resiste aos soberbos, e aos humildes dá a sua Graça.» Portanto, sejam submissos a Deus; resistam ao diabo, e este fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês. Pecadores, purifiquem as mãos! Indecisos, purifiquem o coração! Reconheçam a própria miséria, cubram-se de luto e chorem! Que o riso de vocês se transforme em luto, e a alegria em tristeza! Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os elevará. (Tg 4,1-10)
Salmo ou Hino
Então eu penso: «Quem me dera ter asas de pomba para eu sair voando e pousar… Sim, eu fugiria para longe e pernoitaria no deserto. Encontraria logo um refúgio contra o vento da calúnia, contra o furacão que devora, contra a torrente da língua deles». Vejo violência e discórdia na cidade: dia e noite elas rondam por cima de suas muralhas. (Sl 55,7-11a.23)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde Ele estava, porque estava ensinando a seus discípulos. E lhes dizia: «O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens, e eles O matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias Ele ressuscitará.» Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus estava dizendo, e tinham medo de fazer perguntas. Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos: «Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?» Os discípulos ficaram calados, pois no caminho tinham discutido sobre qual deles era o maior. Então Jesus se sentou, chamou os Doze e disse: «Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.» Depois Jesus pegou uma criança e colocou-a no meio deles. Abraçou a criança e disse: «Quem receber em meu nome uma destas crianças, estará recebendo a Mim. E quem Me receber, não estará recebendo a Mim, mas Àquele que Me enviou.» (Mc 9,30-37)
Vivendo a Palavra
Os apóstolos ainda não compreendiam o Reino de Deus. Disputavam entre si quem seria o maior… Também entre nós, não poucas vezes paira a mesma dúvida e lutamos por privilégios, títulos acadêmicos e pelo reconhecimento dos nossos méritos. Ainda não temos a coragem de assumir o ideal de nos tornarmos crianças no Reino do Pai.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos verdadeiramente humildes. Ensina-nos a reconhecer os talentos que nos emprestas, para que possamos desenvolvê-los e os colocar a serviço dos irmãos, mas lembrando sempre, cheios de gratidão, que eles são dons da tua Misericórdia. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.