meu dia em oração
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo
Em sua carta, João – o apóstolo evangelista – procura transmitir aos irmãos o jeito carinhoso de pensar e se relacionar com o Pai: como filhos amados, direito que alcançamos com a Encarnação do Cristo prometido, o Filho de Deus, em Jesus de Nazaré.
1ª Leitura
Vocês sabem que Jesus é justo; reconheçam, pois, que todo aquele que pratica a justiça nasceu de Deus. Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus. E nós de fato o somos! Se o mundo não nos reconhece, é porque também não reconheceu a Deus. Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque nós O veremos como Ele é. Todo aquele que deposita essa esperança em Jesus se purifica, para ser puro como Jesus é puro. Todo aquele que comete pecado, comete também violação da lei, porque o pecado é violação da lei. Mas vocês sabem que Jesus se manifestou para tirar os pecados, e que nele não existe pecado. Todo aquele que nele permanece, não peca. Todo aquele que peca, não O viu nem O conheceu (1Jo 2,29-3,6).
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo lhe deram a vitória. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame a Ele e dê gritos de alegria! Toquem para Ele com a harpa. Com trombetas e corneta, aclamem o Senhor! (Sl 98,1.3-6).
Evangelho do dia
No dia seguinte, João viu Jesus, que se aproximava dele. E disse: «Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. Este é aquele de quem eu falei: ‘Depois de mim vem um Homem que passou na minha frente, porque existia antes de mim’. Eu também não O conhecia. Mas vim batizar com água, a fim de que Ele se manifeste a Israel.» E João testemunhou: «Eu vi o Espírito descer do céu, como uma pomba, e pousar sobre Ele. Eu também não o conhecia. Aquele que me enviou para batizar com água, foi Ele quem me disse: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e pousar, esse é quem batiza com o Espírito Santo’. E eu vi, e dou testemunho de que este é o Filho de Deus» (Jo 1,29-34).
Vivendo a Palavra
João Batista e Jesus de Nazaré vivem a plenitude dos tempos. A Aliança Antiga se concretiza, transformada na Segunda e Eterna Aliança. E desde então nós nos lembramos desse encontro cada vez que, aproximando-nos da mesa Eucarística, ouvimos a proclamação: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo…”
Oração Final
Pai Santo, faze-nos mensageiros do Reino de Amor. Dá-nos força e coragem para anunciar ao mundo – com o testemunho de nossa vida e pela força da nossa Palavra – que Jesus de Nazaré é o Cristo, o Verbo que se fez carne e se tornou nosso Irmão, viveu fazendo o Bem e morreu por nós, mas Tu o ressuscitaste. Agora vivo, contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.