meu dia em oração
Pai Santo, faze-nos generosos com os irmãos de caminhada
A Carta que lemos hoje é dirigida ao líder da comunidade. Ela ensina a moderação nos costumes e o equilíbrio no desejo de bens deste mundo. Certamente não foi escrita apenas para o Timóteo daquele tempo, mas especialmente para nós, que somos a Igreja de Jesus deste século 21.
1ª Leitura
Sirvam aos patrões melhor ainda, pois aqueles que se beneficiam de seus trabalhos são fiéis e irmãos amados. Isto é o que você deve ensinar e recomendar. Pois, quem ensina coisas diferentes, que não concordam com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensinamento conforme a piedade, é cego, não entende nada, é doente à procura de discussões e brigas de palavras. É daí que nascem invejas, brigas, blasfêmias, suspeitas, polêmicas intermináveis, coisas típicas de homens de espírito corrupto e desprovidos da verdade. Eles supõem que a piedade é fonte de lucro. De fato, a piedade é grande fonte de lucro, mas para quem sabe se contentar. Pois não trouxemos nada para o mundo, e dele nada podemos levar. Se temos o que comer e com que nos vestir, fiquemos contentes com isso. Aqueles, porém, que querem tornar-se ricos, caem na armadilha da tentação e em muitos desejos insensatos e perniciosos, que fazem os homens afundarem na ruína e perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Por causa dessa ânsia de dinheiro, alguns se afastaram da fé e afligem a si mesmos com muitos tormentos. Você, porém, homem de Deus, fuja dessas coisas. Procure a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combata o bom combate da fé, conquiste a vida eterna, para a qual você foi chamado. Isso, você o reconheceu numa bela profissão de fé diante de muitas testemunhas. (1Tm 6,2c-12)
Salmo ou Hino
Por que vou temer os dias maus? Você não se preocupe quando alguém enriquece, ou quando o luxo da casa dele se multiplica. Quando ele morrer, nada levará, e seu luxo não descerá com ele. Enquanto vivia, ele mesmo se felicitava: «Todos o aplaudem, pois tudo vai bem para você!» Ele vai juntar-se aos antepassados, que nunca mais verão a luz. (Sl 49,6-10.17-20)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Notícia do Reino de Deus. Os Doze iam com Ele e também algumas mulheres, que haviam sido curadas de espíritos maus e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres, que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. (Lc 8,1-3)
Vivendo a Palavra
Quando Jesus expulsava os maus espíritos, a casa não ficava vazia, pois Ele a deixava habitada pelo Espírito do Bem. Sejamos agradecidos ao Pai porque era assim com as mulheres que seguiam Jesus e é assim que acontece hoje: tantas Marias que, cheias do Espírito, são fermento na Igreja e são o sal que dá sabor à vida nas comunidades.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos generosos com os irmãos de caminhada na partilha dos dons que nos emprestas. Ajuda-nos, amado Pai, a seguir o exemplo daquelas mulheres: elas serviam modesta e alegremente com seus bens ao Mestre e aos seus discípulos. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.