meu dia em oração
Pai Santo, ensina-nos o caminho da humildade
O Apóstolo confessa aos filipenses o seu desapego à vida: “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Melhor seria ir logo para junto de Jesus, mas sabe que tem uma missão a cumprir junto à comunidade e isto lhe conforta e anima para prosseguir vivendo e anunciando Cristo.
1ª Leitura
Com boas ou más intenções, o que interessa é que Cristo está sendo anunciado, e eu fico contente com isso e continuarei a alegrar-me. De fato, sei que tudo isso há de servir para a minha salvação, através das orações de vocês e do Espírito de Jesus Cristo, que me socorre. O que desejo e espero é não fracassar, mas, agora como sempre, manifestar com toda a coragem a glória de Cristo em meu corpo, tanto na vida, como na morte. Pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Mas, se eu ainda continuar vivendo, poderei fazer algum trabalho útil. Por isso é que não sei bem o que escolher. Fico na indecisão: meu desejo é partir dessa vida e estar com Cristo, e isso é muito melhor. No entanto, por causa de vocês, é mais necessário que eu continue a viver. Convencido disso, sei que vou ficar com vocês. Sim, vou ficar com todos vocês, para ajudá-los a progredir e a ter alegria na fé. Assim, quando eu voltar para junto de vocês, o orgulho de vocês em Jesus Cristo irá aumentar por causa de mim. (Fl 1,18b-26)
Salmo ou Hino
Como a corça bramindo por águas correntes, assim minha alma está bramindo por Ti, ó meu Deus! Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando voltarei a ver a face de Deus? Começo a recordar as coisas e minha alma se derrama: quando eu passava à frente do grupo em direção à casa de Deus, em gritos de alegria e louvor, no barulho da festa. (Sl 42,2-3.5bcd)
Evangelho do dia
Num dia de sábado aconteceu que Jesus foi comer em casa de um dos chefes dos fariseus, que o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou a eles uma parábola: «Se alguém convida você para uma festa de casamento, não ocupe o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que você; e o dono da casa, que convidou os dois, venha dizer a você: ‘Dê o lugar para ele’. Então você ficará envergonhado e irá ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, vá sentar-se no último lugar. Assim, quando chegar quem o convidou, ele dirá a você: ‘Amigo, venha mais para cima’. E isso vai ser uma honra para você na presença de todos os convidados. De fato, quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.» (Lc 14,1.7-11)
Vivendo a Palavra
Os fariseus observavam Jesus. Uma atitude que não poucas vezes também nós adotamos em relação aos irmãos. No nosso íntimo, nós nos julgamos melhores, quase perfeitos, até ao ponto de querermos consertar o mundo. Isto até que seria bom, mas… comecemos por nós mesmos e nos tornemos melhores: o texto mostra o caminho a ser adotado: “quem se humilha será elevado…”
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos o caminho da humildade. Que a grandeza do ser humano não nos torne orgulhosos, mas filhos reconhecidos de que tudo que somos e temos é dom de teu Amor paterno-maternal. Faze-nos uma ‘Igreja em saída’, discípulos missionários do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.