meu dia em oração
Pai, ensina-nos a partilhar nossos bens e dons com os que sofrem
O autor da carta lembra aos hebreus que não lhes era mais proposta a visão terrível de uma montanha cercada de fogo e escuridão, mas a proximidade serena de Jesus de Nazaré, mediador da Nova Aliança, espírito justo que os levará com leveza até a meta final.
1ª Leitura
Vocês não se aproximaram de uma realidade palpável. Ali havia fogo ardente, escuridão, trevas, tempestade, som de trombeta e ruído de palavras. E as pessoas que ouviram isso, suplicaram que Deus não dissesse mais nada. Eles ficaram tão espantados com esse espetáculo, que Moisés disse: «Estou apavorado e com medo.» Entretanto, vocês se aproximaram do monte Sião e da Jerusalém celeste, a cidade do Deus vivo. Vocês se aproximaram de milhares de anjos reunidos em festa, e da assembleia dos primogênitos, que têm o nome inscrito no céu. Vocês se aproximaram de Deus, que é juiz de todos. Vocês se aproximaram dos espíritos justos que chegaram à meta final, e de Jesus, o mediador de uma nova aliança. Vocês se aproximaram do sangue da aspersão, que fala muito mais alto que o sangue de Abel. (Hb 12,18-19.21-24)
Salmo ou Hino
O Senhor é grande e muito louvável. Seu monte santo, alegria de toda a terra: o monte Sião, cidade do grande rei. Conforme ouvimos, assim também vimos na cidade do Senhor: Deus a estabeleceu para sempre! Ó Deus, nós meditamos o teu Amor no meio do teu Templo. Como o teu Nome, também o teu louvor atinge os limites da terra. Tua direita está cheia de justiça. (Sl 48,2-4.9-11)
Evangelho do dia
Jesus chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e lhes dava poder sobre os espíritos maus. Jesus recomendou que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. E disse ainda: «Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. Se vocês forem mal recebidos num lugar, e o povo não escutar vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés como protesto contra ele.» Então os discípulos partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo. (Mc 6,7-13)
Vivendo a Palavra
Não levar nada pelo caminho significa jogar-se de corpo inteiro nessa aventura maravilhosa de anunciar o Reino de Deus aos irmãos, entregando a segurança pessoal, representada pela bagagem que carregamos, nas mãos ternas e fortes do Pai, que sabemos ser cheio de misericórdia. Esta ordem do Mestre continua valendo para nós, hoje…
Oração Final
Pai Santo, dá-nos um olhar de gratidão sobre os bens deste mundo. Ensina-nos a não colocar neles a nossa segurança pessoal, mas a partilhar com os irmãos tudo que nos emprestaste, usando os nossos bens materiais, dons e talentos para minorar as dores dos que sofrem. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.