meu dia em oração
Pai Santo, dá-nos sabedoria para viver em Paz com os irmãos
Ai dos que vivem tranquilos em Sião! Deitam-se em camas de marfim, comendo cordeiros cevados. Cantarolam, bebem vinho, usam perfumes, sem se importar com a ruína de José! Por isso, vocês irão acorrentados, exilados. Acabou-se a festa. (Am 6,1a.4-7)
1ª Leitura
Você, porém, homem de Deus, fuja dessas coisas. Procure a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. Combata o bom combate da fé, conquiste a Vida Eterna, para a qual você foi chamado. Isso, você o reconheceu numa bela profissão de fé diante de muitas testemunhas. Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho diante de Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé, eu ordeno a você: guarde o mandamento puro, de modo irrepreensível, até a Aparição de nosso Senhor Jesus Cristo. Essa Aparição mostrará, nos tempos estabelecidos, o Bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade, que habita uma Luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A Ele, honra e poder eterno. Amém! (1Tm 6,11-16)
Salmo ou Hino
Aleluia! Louve ao Senhor, fazendo justiça aos oprimidos e dando pão aos famintos. O Senhor liberta os prisioneiros. O Senhor abre os olhos dos cegos, endireita os encurvados, ama os justos. O Senhor protege os estrangeiros, sustenta o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos injustos. O Senhor reina para sempre. O teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração! Aleluia! (Sl 146,1.7-10)
Evangelho do dia
Jesus contou esta parábola ao seu povo: «Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino, e dava banquete todos os dias. E um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, que estava caído à porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E ainda vinham os cachorros lamber suas feridas. Aconteceu que o pobre morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico, e foi enterrado. No inferno, em meio aos tormentos, o rico levantou os olhos, e viu de longe Abraão, com Lázaro a seu lado. Então o rico gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque este fogo me atormenta’. Mas Abraão respondeu: ‘Lembre-se, filho: você recebeu seus bens durante a vida, enquanto Lázaro recebeu males. Agora, porém, ele encontra consolo aqui, e você é atormentado. Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, nunca poderia passar daqui para junto de vocês, nem os daí poderiam atravessar até nós’. O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não acabem também eles vindo para este lugar de tormento’. Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas: que os escutem!’ O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão! Se um dos mortos for até eles, eles vão se converter’. Mas Abraão lhe disse: ‘Se eles não escutam a Moisés e aos profetas, mesmo que um dos mortos ressuscite, eles não ficarão convencidos’.» (Lc 16,18-31)
Vivendo a Palavra
O homem rico pedia aparições miraculosas de mortos para a conversão de seus parentes. Jesus ensina que não precisamos disso: a nossa opção deve ser feita diante de um milagre – sim, um milagre! – mas o milagre diário da vida e das relações com os irmãos. Simples, assim! A Igreja é lugar de viver a fraternidade – caminho natural para o Reino de Deus.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria para viver em Paz com os companheiros que colocaste perto de nós para caminhar nesta terra encantada que nos emprestas para ser cuidada, usufruída e partilhada. Que testemunhemos diante do mundo o quanto nos sentimos envolvidos por teu Amor, e a esperança/certeza de que temos o teu Reino já presente em nós. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.