meu dia em oração
Pai Santo, dá-nos o dom da Paz interior e da paciência
Noé e sua família estavam fechados na arca, apavorados com o dilúvio que acontecia do lado de fora. Como Noé, também nós, com medo das águas do mar da vida, estamos fechados em nosso conforto e segurança, à espera de um sinal – uma pomba trazendo no seu bico um ramo de oliveira – para nos jogarmos na nossa missão de Igreja no mundo.
1ª Leitura
No fim de quarenta dias, Noé abriu a claraboia que tinha feito na arca e soltou o corvo, que ia e vinha, esperando que as águas secassem sobre a terra. Então Noé soltou a pomba que estava com ele, para ver se as águas tinham secado sobre a terra. Ora, a pomba, não encontrando lugar para pousar, voltou para Noé na arca, porque havia água sobre toda a superfície da terra. Noé estendeu a mão, pegou-a e a fez entrar junto dele na arca. Esperou mais sete dias e soltou de novo a pomba fora da arca. Ao entardecer, a pomba voltou para Noé, trazendo no bico um ramo novo de oliveira. Desse modo, Noé ficou sabendo que as águas tinham escoado da superfície da terra. Noé esperou mais sete dias; soltou novamente a pomba, que não voltou mais. Foi no ano seiscentos e um da vida de Noé, no primeiro dia do primeiro mês que as águas secaram sobre a terra. Noé abriu então a claraboia da arca, olhou e viu que a superfície do solo estava seca. No vigésimo sétimo dia do segundo mês, a terra estava seca. Então Deus disse a Noé: «Saia da arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Todos os seres vivos que estão com você, os animais, aves e répteis, faça-os sair com você: que encham a terra, sejam fecundos e se multipliquem na terra». Então Noé saiu com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos; e todas as feras, animais domésticos, aves e répteis saíram da arca, uma espécie depois da outra. Noé construiu um altar para o Senhor, tomou animais e aves de toda espécie pura e ofereceu holocaustos sobre o altar. O Senhor aspirou o perfume e disse consigo: «Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, porque os projetos do coração do homem são maus desde a sua juventude. Nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz. Enquanto durar a terra, jamais faltarão semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite». (Gn 8,6-13.20-22)
Salmo ou Hino
Como retribuirei ao Senhor todo o bem que Ele me fez? Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor. Cumprirei meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo! É valiosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiéis. Vou oferecer-Te um sacrifício de louvor, invocando o nome do Senhor. Cumprirei meus votos ao Senhor, nos átrios da casa do Senhor, em seu meio, ó Jerusalém! Aleluia!! (Sl 116B,12-15.17a.18-19)
Evangelho do dia
Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas levaram um cego e pediram que Jesus tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, pôs as mãos sobre ele e perguntou: «Você está vendo alguma coisa?» O homem levantou os olhos e disse: «Estou vendo homens; parecem árvores que andam.» Então Jesus pôs de novo as mãos sobre os olhos dele e ele enxergou claramente. Ficou curado e enxergava todas as coisas com nitidez, mesmo de longe. Jesus mandou o homem ir para casa, dizendo: «Não entre no povoado.» (Mc 8,22-26)
Vivendo a Palavra
Jesus levou o cego para fora do povoado. Dedicou seu tempo e seu cuidado especialmente a ele. Tocou nele – o que era proibido pela Lei, pois a doença era considerada um castigo do Céu. Este é o caminho excelente para ser seguido por nós, que queremos ser discípulos de Jesus: o anúncio do Reino de Deus não deve ser feito preferencialmente para multidões, mas é produto artesanal cheio de atenção e cuidado pessoal.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos o dom da Paz interior, da tranquilidade e da paciência quando procuramos viver e proclamar nos nossos ambientes o Reino de Amor – que é a tua Presença em nós. Que nos alegremos se formos ouvidos, mas que não percamos a esperança quando o nosso testemunho for ignorado ou mesmo criticado. Pelo Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.