meu dia em oração
Pai Santo, dá à tua Igreja a coragem de São João Batista
No Livro de Jeremias, entrevemos um retrato fiel do destemido João Batista, profeta que atuou na transição da Antiga para a Nova Aliança: ele foi a cidade fortificada pelo Espírito Santo, a muralha contra os poderosos que oprimiam o povo de Israel.
1ª Leitura
Quanto a você, arregace as mangas, levante-se e diga a eles tudo o que Eu mandar. Não tenha medo; senão Eu é que farei você ter medo deles. Eu hoje faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze contra o país inteiro: contra os reis de Judá e seus chefes, contra os sacerdotes e contra os proprietários de terras. Eles farão guerra contra você, mas não o vencerão, pois Eu estou com você para protegê-lo – oráculo do Senhor. (Jr 1,17-19)
Salmo ou Hino
Senhor, eu me abrigo em Ti: que eu nunca fique envergonhado! Salva-me! Liberta-me! Meu Deus, liberta-me da mão do injusto; pois Tu, Senhor, és a minha esperança e a minha confiança, desde a minha juventude. Eu sempre confiei em Ti. Ó Deus, Tu me instruíste desde a minha juventude, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas. (Sl 71,1-4a.5-6b.15ab.17)
Evangelho do dia
De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, com quem tinha casado, apesar de ser ela a mulher do seu irmão Filipe. João dizia a Herodes: «Não é permitido você se casar com a mulher do seu irmão.» Por isso, Herodíades ficou com raiva de João e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes. E ele fez um banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: «Peça o que quiser e eu darei a você.» E jurou: «Juro que darei qualquer coisa que você me pedir, mesmo que seja a metade do meu reino.» A moça saiu e perguntou à mãe: «O que vou pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça de João Batista.» A moça correu para a sala e pediu ao rei: «Quero que me dê agora, num prato, a cabeça de João Batista.» O rei ficou muito triste. Mas não pôde recusar, pois tinha feito o juramento na frente dos convidados. Imediatamente o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, foi à prisão e cortou a cabeça de João. Depois levou a cabeça num prato, deu à moça, e ela a entregou à sua mãe. Ao saber disso, os discípulos de João foram, levaram o cadáver e o sepultaram. (Mc 6,17-29)
Vivendo a Palavra
Herodes foi vencido pela vaidade e o orgulho. O texto diz que ele gostava de ouvir João Batista… embora ficasse incomodado com a sua palavra. Mas quis fazer bela figura diante dos convidados. Que nós tenhamos sempre em mente este exemplo, para lutarmos contra a vaidade – a nossa grande tentação no mundo.
Oração Final
Pai Santo, dá à tua Igreja a coragem de João Batista. Que nós, discípulos evangelizadores do Caminho de Jesus, não nos acostumemos com a injustiça e tenhamos força para denunciá-la, não só por palavras, mas com o nosso exemplo de amor e fraternidade. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.