meu dia em oração
Pai Santo, cria em mim um coração puro
O Livro de Jonas narra a conversão de Nínive. O jeito de viver do povo daquela cidade lembra o estágio atual da nossa civilização: depravação, corrupção, ateísmo. A pregação de Jonas foi eficaz na conversão da cidade. Ela nos dá esperança e o perdão do Senhor nos encoraja a acreditar na Promessa.
1ª Leitura
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas pela segunda vez, ordenando: «Levante-se e vá a Nínive, a grande cidade, e lhe anuncie o que vou dizer a você». Jonas se levantou e foi a Nínive, conforme o Senhor lhe tinha ordenado. Nínive era uma cidade fabulosamente grande: tinha o comprimento de uma caminhada de três dias. Jonas entrou na cidade e começou a percorrê-la, caminhando um dia inteiro. Ele dizia: «Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída!» Os moradores de Nínive começaram a acreditar em Deus, e marcaram um dia de penitência, vestindo-se todos de pano de saco, desde os maiores até os menores. O fato chegou também ao conhecimento do rei de Nínive. Ele se levantou do trono, tirou o manto, vestiu um pano de saco e sentou-se em cima da cinza. Mandou também publicar e anunciar aos ninivitas um decreto do rei e de seus ministros, nestes termos: «Homens, animais, gado e ovelhas não poderão comer nada, nem pastar, nem beber água. Deverão vestir pano de saco, tanto homens como animais; e todos clamarão a Deus com toda a força. Cada um deverá converter-se de sua má conduta e deixar de lado toda espécie de ações violentas. Quem sabe, assim, Deus volte atrás, fique com pena, apague o ardor de sua ira, e a gente consiga escapar». Deus viu o que eles fizeram e como se converteram de sua má conduta; então, desistiu do mal com que os tinha ameaçado, e não o executou. (Jn 3,1-10)
Salmo ou Hino
Tem piedade de mim, ó Deus! Por tua grande compaixão, apaga a minha culpa! Lava-me da minha injustiça e me purifica do meu pecado! Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme. Não me rejeites para longe da tua face, não retires de mim teu santo espírito. Pois Tu não queres sacrifício, e nenhum holocausto Te agrada. Meu sacrifício é um espírito contrito. Um coração contrito e esmagado Tu não o desprezas. (Sl 51,3-4.12-13.18-19)
Evangelho do dia
Quando as multidões se reuniram, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas.» (Lc 11,29-32)
Vivendo a Palavra
Como aquela do tempo evangélico e todas as gerações humanas pelos tempos afora, também nós andamos à procura de sinais para justificar nossa fé. Nós nos esquecemos de olhar na História o grande sinal: Jesus de Nazaré, nosso Irmão Maior que viveu fazendo o bem e morreu como vítima da injustiça humana, mas ressuscitou ao terceiro dia, indicando o nosso futuro glorioso.
Oração Final
Pai Santo, sabemos que a nossa conversão não foi apenas um ato acontecido em determinado momento do passado, mas é o processo permanente que envolve toda nossa vida. Inspira-nos na opção pelo caminho do teu Reino de Amor e nos fortalece para perseverarmos no seguimento de Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.