meu dia em oração
Pai Santo, ajuda-nos a vencer a dúvida e o desânimo
A profecia de Jeremias, certamente conhecida por Jesus, deve ter sido lembrada muitas vezes pelo Nazareno, que a sentia realizando-se em sua vida. Um exercício proveitoso (e desafiador!) para nós poderia ser este: ler esta Profecia, colocando-nos no lugar de Jesus.
1ª Leitura
O Senhor me ensinou e me fez compreender as intrigas que eles faziam. Como um cordeiro manso eu estava sendo levado para o matadouro. Eu não percebia que eles estavam tramando contra mim, dizendo: «Vamos derrubar esta árvore enquanto está verde, vamos tirá-la da terra dos vivos, e que o seu nome nunca mais seja lembrado!» Tu, porém, Senhor dos exércitos, és um juiz justo. Tu sondas os rins e o coração. Que eu possa ver a tua vingança contra eles, pois a ti confio a minha causa. (Jr 11,18-20)
Salmo ou Hino
Senhor, meu Deus, eu me abrigo em Ti! Salva-me dos perseguidores! Liberta-me! Que não me apanhem, e estraçalhem! Julga-me conforme a justiça, e segundo minha inocência. Põe fim à maldade dos injustos e apoia o justo, pois Tu sondas os corações, ó Deus! Quem me protege é Deus, que salva os corações retos. Deus é justo juiz. (Sl 7,2-3.9b-12)
Evangelho do dia
Ouvindo as palavras de Jesus, alguns diziam no meio da multidão: «De fato, este homem é mesmo o Profeta!» Outros diziam: «Ele é o Messias.» Outros ainda afirmavam: «Mas o Messias virá da Galileia? A Escritura não diz que o Messias será da descendência de Davi e que virá de Belém, povoado de onde era Davi?» Por isso, houve uma divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-Lo, mas ninguém pôs as mãos em cima dele. Os guardas do Templo foram para onde estavam os chefes dos sacerdotes e fariseus. E estes perguntaram: «Por que é que vocês não trouxeram Jesus?» Os guardas responderam: «Ninguém jamais falou como esse Homem.» Então os fariseus perguntaram: «Será que Ele enganou vocês também? Vocês já viram um só dos nossos chefes ou fariseu que acreditasse nele? Esse povinho, que não conhece a Lei, é maldito.» Mas Nicodemos, um dos fariseus, aquele que tinha ido encontrar-se com Jesus, disse: «Será que a nossa Lei julga alguém antes de ouvir e saber o que Ele faz?» Eles responderam: «Você também é galileu? Estude e verá que da Galileia não sai profeta.» E cada um voltou para sua casa. (Jo 7,40-53)
Vivendo a Palavra
‘Houve uma divisão no meio do povo por causa de Jesus’. Confirmava-se a profecia de Simeão, pois o Cordeiro de Deus já era causa de contradição. Neste tempo denso da quaresma nós podemos dar resposta a uma boa e oportuna pergunta: Quem é Jesus para nós? Não será uma resposta formulada com palavras, mas mostrada por nosso jeito de viver.
Oração Final
Pai Santo, firma nossos passos no seguimento do Caminho de Jesus! Ajuda-nos a vencer as noites escuras da dúvida e do desânimo que encontramos pela estrada. Dá-nos o conforto da Fé e o vigor da Esperança, para que vivamos em plenitude o Amor de Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina em unidade com o Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.