meu dia em oração
Pai Santo, ajuda-nos a sermos sinal da Tua Misericórdia
O autor da Segunda Carta aos Tessalonicenses lembra que os cristãos podem contar com a nova vinda de Cristo. Mas essa expectativa não deve impedi-los de viver normalmente, guardando a fé original e trabalhando pelo sustento próprio e da família.
1ª Leitura
Agora, irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso encontro com ele, pedimos a vocês o seguinte: não se deixem perturbar tão facilmente! Nem se assustem, como se o Dia do Senhor estivesse para chegar logo, mesmo que isso esteja sendo veiculado por alguma suposta inspiração, palavra, ou carta atribuída a nós. Não se deixem enganar de nenhum modo! Para isso chamou vocês por meio do nosso Evangelho, a fim de que possuam a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, irmãos, fiquem firmes e mantenham as tradições que lhes ensinamos de viva voz ou por meio da nossa carta. O próprio Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e por sua graça nos dá consolo eterno e esperança feliz, concedam-lhes ânimo ao coração e os fortaleçam para que façam e falem tudo o que é bom. (2Ts 2,1-3a.14-17)
Salmo ou Hino
Digam às nações: O Senhor é Rei! Ele firmou o mundo, que jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão. Que o céu se alegre e a terra exulte, estronde o mar, e o que ele contém. Que o campo festeje, e as árvores da selva gritem de alegria diante do Senhor, pois ele vem para governar a terra: governará o mundo com justiça, e as nações com fidelidade. (Sl 96,10-13)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus ensinava aos seus discípulos: «Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo. Guias cegos! Vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês limpam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de desejos de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o copo por dentro, e assim o lado de fora também ficará limpo.» (Mt 23,23-26)
Vivendo a Palavra
O Evangelho aponta o caminho excelente a ser seguido – a busca do essencial: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. A observância de preceitos se tornará, então, consequência e não a razão do nosso jeito de viver. A norma evangélica é atual, pois nós, não raramente, somos tentados a viver uma fé de aparência, apenas seguindo regras, sem conteúdo interior que leve Esperança aos companheiros de jornada.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a ser neste mundo um sinal da tua Misericórdia para com todos os teus filhos. Que no exercício da nossa missão de arautos do teu Reino, não sejamos apenas repetidores de lições que aprendemos, mas mostremos vida – a nossa vida! – aos que estiverem próximos a nós. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.