meu dia em oração
Pai Santo, ajuda tua Igreja a sempre escolher o caminho do Reino
O Autor da Carta explica carinhosamente aos discípulos de Colossos que os cristãos se fazem UM com o Filho de Deus. Por isso, devem pensar nas coisas do alto. A nossa vida está escondida com Cristo em Deus. Se junto com Ele nós morrermos, junto com Ele nós ressuscitaremos!
1ª Leitura
Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo se manifestar, Ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com Ele na glória. Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra: fornicação, impureza, paixão, desejos maus e a cobiça de possuir, que é uma idolatria. Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes. Outrora, também vocês eram assim, quando viviam entre eles. Agora, porém, abandonem tudo isso: ira, raiva, maldade, maledicência e palavras obscenas, que saem da boca de vocês. Não mintam uns aos outros. De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, e se revestiram do Homem Novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador. E aí já não há grego nem judeu, circunciso ou incircunciso, estrangeiro ou bárbaro, escravo ou livre, mas apenas Cristo, que é tudo em todos. (Cl 3,1-11)
Salmo ou Hino
Vou louvar o teu Nome para sempre. Grande é o Senhor! É incalculável a sua grandeza. O Senhor é bom para todos. Que tuas obras todas Te agradeçam, e teus fiéis Te bendigam. Proclamem a glória do teu Reino e falem das tuas façanhas e da majestade gloriosa do teu Reino. Teu Reino é para os séculos todos e teu governo é para gerações e gerações. (Sl 145,2-3.9a.10-13b)
Evangelho do dia
Levantando os olhos para os discípulos, Jesus disse: «Felizes de vocês, os pobres, porque o Reino de Deus lhes pertence. Felizes de vocês que agora têm fome, porque serão saciados. Felizes de vocês que agora choram, porque hão de rir. Felizes de vocês se os homens os odeiam, se os expulsam, os insultam e amaldiçoam o nome de vocês, por causa do Filho do Homem. Alegrem-se nesse dia, pulem de alegria, pois será grande a recompensa de vocês no Céu, porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas, ai de vocês, os ricos, porque já têm a sua consolação! Ai de vocês, que agora têm fartura, porque vão passar fome! Ai de vocês, que agora riem, porque vão ficar aflitos e irão chorar! Ai de vocês, se todos os elogiam, porque era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas.» (Lc 6,20-26)
Vivendo a Palavra
O texto é parte do ‘Sermão da Planície’ – versão que Lucas apresenta do ‘Sermão da Montanha’, narrado por Mateus. Mais didático, Lucas contrapõe aos ‘felizes’ (os pobres, por exemplo), os ricos e aqueles que são bem aceitos pelo mundo. São dois caminhos que nós temos pela frente, para fazer nossa opção de vida. Qual deles é o nosso?
Oração Final
Pai Santo, ajuda a tua Igreja a escolher o caminho do Reino, a estrada da felicidade. Que nós vençamos as tentações do mundo: vida fácil, recheada de prazeres e de egoísmo, para exercer a compaixão ao próximo e o cuidado com os companheiros caídos pelas estradas da vida. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.