meu dia em oração
Pai Santo, ajuda a tua Igreja a perseverar no caminho da conversão
O Senhor falou a Moisés: «Diga aos filhos de Israel: Sejam santos, porque Eu, o Senhor, sou Santo. Não guarde ódio contra o seu irmão. Não seja vingativo, nem guarde rancor contra seus concidadãos. Ame o seu próximo como a si mesmo.» (Lv 19,1-2.17-18)
1ª Leitura
Vocês não sabem que são Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destrói o Templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o Templo de Deus é Santo, e esse Templo são vocês. Ninguém se iluda. Se alguém de vocês pensa que é sábio segundo os critérios deste mundo, torne-se louco para chegar a ser sábio; pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. De fato, a Escritura diz: «Deus apanha os sábios na própria esperteza deles.» E ainda: «O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e Ele sabe que são um sopro.» Portanto, ninguém coloque seu orgulho nos homens, pois tudo pertence a vocês: Paulo, Apolo, Pedro, o mundo, a vida, a morte, as coisas presentes e as futuras. Tudo é de vocês; mas vocês são de Cristo e Cristo é de Deus. (1Cor 3,16-23)
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, ó minha alma! Bendiga, e não esqueça nenhum dos seus benefícios. Ele perdoa suas culpas, e cura os seus males. Ele redime a sua vida, e a coroa de amor e compaixão. O Senhor é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor. Como um pai é compassivo com seus filhos, o Senhor é compassivo com aqueles que O temem. (Sl 103,1-4.8.10.12-13)
Evangelho do dia
Então, Jesus continuou a ensinar: «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda! Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe também o manto! Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele! Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado. Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’ Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos, e rezem por aqueles que perseguem vocês! Assim vocês se tornarão filhos do Pai que está no céu, porque Ele faz o sol nascer sobre maus e bons, e a chuva cair sobre justos e injustos. Pois, se vocês amam somente aqueles que os amam, que recompensa vocês terão? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se vocês cumprimentam somente seus irmãos, o que é que vocês fazem de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês que está no céu.» (Mt 5,38-48)
Vivendo a Palavra
No Levítico, ouvimos o mandado do Senhor: “Sejam santos, porque eu, o Senhor, sou Santo.” No Evangelho, Mateus, em outras palavras, repete o mesmo, ensinando a relação proposta por Jesus no ‘Sermão da Montanha’: o amor indiscriminado, que inclui todos, até os inimigos, e a oração pelos que nos perseguem. Sigamos esta trilha de santidade.
Oração Final
Pai Santo, ajuda a tua Igreja, que é santa e pecadora, a perseverar no Caminho da conversão. Nós Te pedimos, amado Pai, discernimento, força e coragem para testemunhar nas nossas relações com os companheiros de peregrinação, que Tu habitas no nosso coração. Por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.