meu dia em oração
Pai, abre o nosso coração para receber o Espírito Santo
A Misericórdia do Senhor, celebrada ontem, age também em sua Igreja: diante das ameaças que sofriam, os discípulos pediam que o Pai lhes concedesse coragem para o anúncio da Palavra e que, por meio do Nome de Jesus Ele realizasse curas, sinais e prodígios entre os irmãos. E o Espírito Santo se mostrava presente neles.
1ª Leitura
Logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para os irmãos e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os anciãos haviam dito. Ao ouvir o relato, todos elevaram a voz a Deus, dizendo: «Senhor, Tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo que existe neles. Por meio do Espírito Santo através do teu servo Davi, nosso pai: ‘Por que se amotinam as nações, e os povos planejam em vão? Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias.’ Foi o que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos se uniram com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu Santo Servo, a quem ungiste, a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade tinham predeterminado que sucedesse. Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem a tua palavra corajosamente. Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do Nome do teu Santo Servo Jesus.» Quando terminaram a oração, estremeceu o lugar em que estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e, com coragem, anunciavam a Palavra de Deus. (At 4,23-31)
Salmo ou Hino
Por que as nações se rebelam e os povos planejam em vão? Os reis da terra se revoltam e, unidos, os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Messias: «Rebentemos seus grilhões, sacudamos seu jugo!» Aquele que habita no céu, ri. O Senhor se diverte à custa deles. E depois lhes fala com ira, confundindo-os com furor: «Fui Eu que consagrei o meu rei em Sião!» Vou proclamar o decreto do Senhor! Ele me disse: «Você é o meu Filho, Eu hoje O gerei. Peça-me, e Eu lhe darei as nações como herança, os confins da terra como propriedade. Você as governará com cetro de ferro e as quebrará como como vaso de oleiro». (Sl 2,1-9)
Evangelho do dia
Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos. Era um judeu importante. Ele foi encontrar-se de noite com Jesus, e disse: «Rabi, sabemos que Tu és um Mestre vindo de Deus. Realmente, ninguém pode realizar os sinais que Tu fazes, se Deus não está com Ele.» Jesus respondeu: «Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus.» Nicodemos disse: «Como é que um homem pode nascer de novo, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe e nascer?» Jesus respondeu: «Eu garanto a você: ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito. Quem nasce da carne é carne, quem nasce do Espírito é espirito. Não se espante se Eu digo que é preciso vocês nascerem do alto. O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito.» (Jo 3,1-8)
Vivendo a Palavra
A figura de Nicodemos nos faz pensar: devemos reconhecer que nós, às vezes, o repetimos. Por medo, covardia ou respeito humano, procuramos Jesus às escondidas, na calada da noite. É preciso que saibamos escutar suas palavras: «Se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus.» E, a partir dessa Palavra, buscar o nosso renascimento pelo Espírito. Ele é que nos infundirá sabedoria, entusiasmo e coragem para a missão.
Oração Final
Pai Santo, abre o nosso coração para receber o Espírito Santo. Que Ele continue presente e atuante em nós e na tua Igreja. Faze-nos, amado Pai, conscientes de que tudo o que somos e temos é dom do teu Amor e, por isto, deve ser entregue aos irmãos com generosidade e desapego. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.