meu dia em oração
Pai querido, feliz quem espera em Ti!
A leitura da Carta aos Hebreus nos leva à contemplação da figura do Messias, o Enviado do Pai, que fora prometido aos Patriarcas, prefigurado nos Juízes, descrito pelos Profetas e encarnado em Jesus de Nazaré, Filho Unigênito cheio de Graça e Verdade.
1ª Leitura
Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitos modos Deus falou aos antepassados por meio dos profetas. No período final em que estamos, falou a nós por meio do Filho. Deus O constituiu herdeiro de todas as coisas e, por meio dele, também criou os mundos. O Filho é a irradiação da sua Glória e nele Deus Se expressou tal como é em Si mesmo. O Filho, por sua Palavra poderosa, é Aquele que mantém o universo. Depois de realizar a purificação dos pecados, sentou-Se à direita da Majestade de Deus nas alturas. Ele está acima dos Anjos, da mesma forma que herdou um Nome muito superior ao deles. De fato, a qual dos Anjos Deus disse alguma vez: «Você é o meu Filho, Eu hoje O gerei?» Ou ainda: «Eu serei seu Pai, e Ele será meu Filho?» E de novo, quando introduz seu Filho Primogênito no mundo, Ele diz: «Que todos os Anjos O adorem.» (Hb 1,1-6)
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei! O Céu anuncia a sua Justiça, e os povos todos contemplam a sua Glória. Os que adoram estátuas e os que se orgulham dos ídolos se envergonham, porque diante dele os deuses todos se prostram. Deus ama quem detesta o mal, Ele protege a Vida dos seus fiéis e os liberta da mão dos injustos. A Luz se levanta para o justo, e a alegria para os corações retos. Justos, alegrem-se com o Senhor e celebrem sua Memória Santa! (Sl 97,1-2.6-7c.9)
Evangelho do dia
Depois que João Batista foi preso, Jesus voltou para a Galileia, pregando a Boa Notícia de Deus: «O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.» Ao passar pela beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse para eles: «Sigam-Me, e Eu farei vocês se tornarem pescadores de homens.» Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus. Caminhando mais um pouco, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes. Jesus logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo a Jesus. (Mc 1,14-20)
Vivendo a Palavra
O tempo já se cumpriu: ontem foram os Apóstolos e Discípulos, hoje somos nós – a Igreja de Jesus. O caminho está traçado: basta seguir o Mestre. A nossa missão será: pelo testemunho de vida, sermos pescadores de homens e andarmos com eles pelas estradas do Reino do Pai – este mesmo encantado Planetinha azul em que moramos…
Oração Final
Simão, André, Tiago, João e cada um de nós… Pai querido, feliz quem espera em Ti! Sabemos que incluíste nossos nomes entre os teus escolhidos. Dá-nos força e ousadia para seguir a Jesus com alegria e gratidão pelos caminhos desta vida – milagre do teu infinito Amor e campo da nossa missão de apóstolos. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.