meu dia em oração
Pai querido, em Ti está a Fonte da Vida!
O apóstolo Paulo se refere à experiência mística que viveu, reconhecendo que não dependeu dele, mas do Poder de Deus. O que ele apresenta de si mesmo, e com orgulho, é a sua fraqueza e as dificuldades que venceu durante suas viagens missionárias para anunciar Jesus Cristo Ressuscitado e o Reino de Deus. Uma humilde confissão de Fé e de Esperança.
1ª Leitura
É preciso gabar-se? Embora não convenha, vou mencionar as revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo, que foi arrebatado há catorze anos ao terceiro céu. Se estava em seu corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe. Sei apenas que esse homem – se no corpo ou fora do corpo não sei; Deus o sabe! – foi arrebatado até o Paraíso e ouviu Palavras inefáveis, que não são permitidas ao homem repetir. Quanto a esse homem, eu me gabarei; mas quanto a mim, só vou me gabar das minhas fraquezas. Se eu quisesse me gabar, não seria louco, pois só estaria dizendo a verdade. Mas isso eu não faço, a fim de que ninguém tenha conceito de mim superior ao que vê em mim ou me ouve dizer. Para que eu não me inchasse de soberba por causa dessas revelações extraordinárias, foi dado a mim um espinho na carne, um anjo de Satanás para me espancar, a fim de que eu não me encha de soberba. Por esse motivo, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Ele, porém, me respondeu: «Para você basta a minha Graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu Poder.» Portanto, com muito gosto, prefiro gabar-me de minhas fraquezas, para que a Força de Cristo habite em mim. E é por isso que eu me alegro nas fraquezas, humilhações, necessidades, perseguições e angústias, por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte. (2Cor 12,1-10)
Salmo ou Hino
O Anjo do Senhor acampa ao redor dos que O temem e os liberta. Provem e vejam como o Senhor é bom: feliz o homem que nele se abriga. Tema ao Senhor, povo consagrado a Deus, pois nada falta aos que O temem. Os ricos empobrecem e passam fome, mas nada falta aos que O buscam. Cheguem perto, filhos, e me escutem: vou ensinar a vocês o temor de Deus. quem não deseja a Vida? Quem não quer Vida longa para prosperar? (Sl 34,8-13)
Evangelho do dia
No alto da montanha, Jesus prosseguiu ensinando aos discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas. Por isso é que eu lhes digo: não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa? Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso? E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, lhes digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, muito mais Ele fará por vocês, gente de pouca fé! Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no Céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Pelo contrário, em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua Justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas. Portanto, não se preocupem com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações. Basta a cada dia a própria dificuldade.» (Mt 6,24-34)
Vivendo a Palavra
Navegamos mais uma vez nas águas generosas e profundas do Sermão da Montanha. O Mestre deseja que nós, seus discípulos, vivamos com leveza, liberdade e cheios de gratidão, valorizando os dons recebidos do Pai Misericordioso e não nos deixando seduzir pelas tentações mundanas da riqueza, do poder e dos prazeres que aviltam e excluem os irmãos.
Oração Final
Pai querido, em Ti está a Fonte da Vida! Ilumina os teus filhos para que ouçamos, compreendamos e acolhamos a Palavra de Jesus de Nazaré, tornando-as normas de vida em nossos relacionamentos existenciais com os irmãos, com a natureza e contigo. Nós pedimos, Pai que muito amamos, pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.