meu dia em oração
Pai, queremos ser sinal da sua graça
Paulo mostra aos efésios que em Jesus nós podemos nos aproximar de Deus com confiança e fé. Esta era a bonita percepção que o Apóstolo tinha do mistério que lhe fora revelado e que ele se esforçava para viver. Nesta carta, ele a transmitia à Igreja – de Éfeso e pelos tempos afora!
1ª Leitura
Certamente ouviram falar do modo como a Graça de Deus me foi confiada em benefício de vocês. Foi por revelação que Deus me fez conhecer o Mistério que acabo de expor brevemente. Lendo esta carta, vocês poderão entender a percepção que eu tenho do Mistério de Cristo. Deus não manifestou esse Mistério para as gerações passadas da mesma forma com que o revelou agora, pelo Espírito, aos seus santos Apóstolos e Profetas: em Jesus Cristo, por meio do Evangelho, os pagãos são chamados a participar da mesma Herança, a formar o mesmo Corpo e a participar da mesma Promessa. Eu fui feito ministro desse Evangelho pelo dom da Graça que Deus me concedeu através do seu Poder eficaz. A mim, o menor de todos os cristãos, foi dada a Graça de anunciar aos pagãos a incalculável riqueza de Cristo, e de esclarecer a todos como se realiza o Mistério que esteve sempre escondido em Deus, o criador do Universo. Desse modo, os Principados e as autoridades no Céu doravante conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, conforme o Projeto eterno que Ele executou em Jesus Cristo Nosso Senhor. Nele ousamos aproximar-nos de Deus com aquela confiança que a Fé em Cristo nos dá. (Ef 3,2-12)
Salmo ou Hino
Sim, Deus é a minha salvação! Eu confio e nada tenho a temer, porque minha força é o Senhor: Ele é a minha salvação. Com alegria vocês todos poderão beber água nas fontes da Salvação. E nesse dia, vocês dirão: «Agradeçam ao Senhor, invoquem o seu Nome, contem aos povos as façanhas que Ele fez, proclamem que seu Nome é sublime; cantem hinos ao Senhor, pois Ele fez proezas; que toda a terra as reconheça. Gritem de alegria e exultem, moradores de Sião, pois o Santo de Israel é grande no meio de vocês». (Is 12,2-6)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus ensinava aos seus discípulos: «Fiquem certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que lhe arrombasse a casa. Vocês também estejam preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que vocês menos esperarem.» Então Pedro disse a Jesus: «Senhor, estás contando essa parábola só para nós, ou para todos?» E o Senhor respondeu: «Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor coloca à frente do pessoal de sua casa, para dar a comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o senhor, ao chegar, encontra fazendo isso! Em verdade, eu digo a vocês: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas, se esse empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e se puser a surrar os criados e criadas, a comer, beber, e se embriagar, o senhor desse empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista. O senhor o expulsará de casa, e o fará tomar parte do destino dos infiéis. O empregado que, mesmo conhecendo a vontade do seu senhor, não ficou preparado, nem agiu conforme a vontade dele, será chicoteado muitas vezes. Mas, o empregado que não sabia, e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido.» (Lc 12,39-48)
Vivendo a Palavra
«Feliz o empregado que o senhor, ao chegar, encontra dando comida a todos na hora certa!» Nesta frase Jesus esclarece o seu conceito de vigilância: não se trata de parar e apenas esperar – talvez em meio a angústias, – mas de viver normalmente, com inteireza, a vida que nos foi dada com generosidade pelo Pai, cuidando ativamente dos irmãos e da nossa conversão de cada dia.
Oração Final
Pai, que és a nossa Salvação, dá-nos a Paz – aquela mesma Paz que Jesus oferecia às pessoas com quem se encontrava. Ajuda-nos a esvaziar nossas taças dos medos e das preocupações com bens passageiros, para que possam receber-Te e estarem repletas de tua Presença. E que nós sejamos sinais dessa Graça para os irmãos do Caminho. Por Jesus, o Cristo teu Filho amado, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.