meu dia em oração
Pai, faze-nos mensageiros do teu Reino de Paz
Nos Atos dos Apóstolos, ouvimos hoje o belíssimo relato do Primeiro Concílio da Igreja, realizado em Jerusalém: Pedro lembra que é pela Graça de Jesus que somos salvos e não pela observância da Lei Antiga. O Espírito Santo está presente e dirige a caminhada da Igreja-Comunidade.
1ª Leitura
Depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou: «Irmãos, vocês sabem que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu no meio de vocês, para que os pagãos ouvissem de minha boca a Palavra da Boa Notícia e acreditassem. Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como deu a nós. E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a Fé. Então, por que vocês agora tentam a Deus, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? Ao contrário, é pela Graça do Senhor Jesus que cremos ser salvos, exatamente como eles.» Houve então um silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado por meio deles entre os pagãos. Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: «Irmãos, ouçam-me: Simeão acaba de nos lembrar como desde o começo Deus cuidou de tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. Isso concorda com as palavras dos Profetas, pois está escrito: ‘Depois disso, Eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que tornou essas coisas conhecidas desde há séculos’. Por isso, eu sou de parecer que não devemos importunar os pagãos que se convertem a Deus. Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne sufocada e o sangue. De fato, desde os tempos antigos, em cada cidade Moisés tem os seus pregadores, que o leem todos os sábados nas sinagogas.» (At 15,7-21)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Terra inteira, cante para o Senhor! Cantem para o Senhor, bendigam o seu Nome! Proclamem sua Vitória dia após dia, anunciem sua Glória por entre as nações, suas Maravilhas a todos os povos! Digam às nações: O Senhor é Rei! Ele firmou o mundo, que jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão. (Sl 96,1-3.10)
Evangelho do dia
Ouvimos hoje mais confidências de Jesus aos Apóstolos: «Assim como meu Pai Me Amou, Eu também Amei vocês: permaneçam no meu Amor. Se vocês obedecerem aos meus Mandamentos, permanecerão no meu Amor, assim como Eu obedeci aos Mandamentos do meu Pai e permaneço no seu Amor. Eu disse isso a vocês para que minha Alegria esteja em vocês, e a Alegria de vocês seja completa.» (Jo 15,9-11)
Vivendo a Palavra
Jesus nos deseja a Alegria, a sua Alegria! – palavra tão estimada por Francisco de Assis e pelo nosso Papa Francisco. Alegria diz respeito ao sentimento que chega ao nosso coração quando recebemos a Boa Notícia de que o Reino de Deus está presente em nós. A Alegria nos impulsiona a conquistar o Reino, a vivê-Lo intensamente e a anunciá-Lo aos peregrinos que caminham conosco neste Planeta-jardim.
Oração Final
Pai que nos criaste por Amor, nós somos teus filhos! Faze-nos mensageiros do teu Reino de Paz entre os irmãos. Que sejamos discípulos missionários portadores da Alegria – mesmo diante das dificuldades inevitáveis da vida – encorajados pela certeza de que caminhamos de volta para o Lar Paterno, e desde agora estamos mergulhados no teu Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.