meu dia em oração
Pai, que a nossa oração mostre confiança em teu Poder e Misericórdia
O Autor da Carta aos Hebreus escreve hoje um recado cheio de ternura do Criador, através do Espírito Santo, para o seu povo que é muito amado, mas ingrato e infiel. No seu texto, ele pede que se animem uns aos outros a cada dia, a fim de que ninguém seja enganado pelo pecado.
1ª Leitura
<Primeira Leitura>
Por isso, escutemos o que diz o Espírito Santo: «Hoje, se vocês ouvem a voz dele, não fiquem de coração endurecido como no dia da revolta, no dia da tentação no deserto. Ali os pais de vocês Me tentaram, pondo-Me à prova, embora já tivessem visto as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, aquela geração Me desgostou, e Eu disse: ‘Eles têm sempre o coração transviado, não conheceram os meus Caminhos. Por isso, Eu jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso.’» Portanto, irmãos, tenham cuidado para que não haja entre vocês nenhum homem de coração perverso e sem fé, que se afaste do Deus Vivo. Animem-se uns aos outros a cada dia, enquanto dura a proclamação desse hoje, a fim de que ninguém de vocês se endureça, enganado pelo pecado. De fato, nós nos tornamos participantes de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a confiança que tivemos desde o início. (Hb 3,7-14)
Salmo ou Hino
Venham, aclamemos o Rochedo que salva. Porque o Senhor é o Soberano dos deuses. Ele tem nas mãos as profundezas da terra, e é dele o cimo das montanhas. Oxalá vocês escutem hoje o que Ele diz: «Não endureçam seus corações como aconteceu em Meriba, como no dia de Massa, no deserto, quando seus antepassados Me provocaram e tentaram, mesmo vendo as minhas obras». (Sl 95,6-11)
Evangelho do dia
Naquela ocasião, um leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos: «Se queres, Tu tens o poder de me purificar.» Jesus ficou cheio de ira, estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» A lepra desapareceu e o homem ficou purificado. Então Jesus o mandou embora, ameaçando-o severamente: «Não conte nada para ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois ofereça pela sua purificação o sacrifício que Moisés ordenou, para que seja um testemunho para eles.» Mas o homem foi embora e começou a pregar muito e a espalhar a notícia. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: Ele ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte as pessoas iam procurá-Lo. (Mc 1,40-45)
Vivendo a Palavra
Duas vontades se encontraram: a do leproso, que queria sarar e confiava no poder de Jesus; e a do Mestre, que tinha Poder e amava os irmãos sem excluir ninguém. Hoje essas duas vontades ainda se encontram: o mundo doente que quer ser curado, e Jesus Cristo – através dos discípulos, a quem foi dado o poder de curar e libertar. A oração, o jejum e a esmola – compreendidos e vividos como nosso Mestre ensinou – nos darão força para ocupar o lugar que é nosso.
Oração Final
Pai da Sabedoria e do Amor, ensina-nos a reconhecer a verdadeira lepra que nos torna indignos de seguir a Jesus: o nosso pecado. Dá força à nossa oração, para que ela mostre gratidão e confiança em teu Poder e Misericórdia. Ensina-nos a jejuar, que significa dominar nossos instintos e procurar a pureza do corpo. E nos ensina, também, a prática da esmola, que é cuidar do irmão carente com generosidade e carinho. Por Jesus, nosso Irmão, o Cristo, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.