meu dia em oração
Pai nosso, santificado seja o teu Nome!
O tema de hoje é a Palavra. Palavra de Deus, eficaz, isto é, que realiza o que pretende realizar; e também a nossa palavra, dita na oração ensinada por Jesus, que é simples, sincera e visa à essência da vida – sem desvios pelos caminhos dos ídolos do mundo.
1ª Leitura
Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem do céu e para lá não voltam sem antes molhar a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, a fim de produzir semente para o semeador e alimento para quem precisa comer, assim acontece com a Palavra que sai de minha boca: ela não volta para Mim sem efeito, sem ter realizado o que Eu quero e sem ter cumprido com sucesso a missão para a qual Eu a mandei. (Is 55,10-11)
Salmo ou Hino
Repitam comigo: O Senhor é grande! Juntos exaltemos o seu Nome. Olhem para Ele e ficarão felizes. Este pobre gritou e o Senhor ouviu. Ele cuida sempre dos justos e ouve seus clamores; enfrenta os malfeitores e apaga da terra a lembrança deles. Os justos gritam, Ele escuta e os liberta dos apertos. O Senhor está perto dos corações feridos e salva os desanimados. (Sl 34,4-7.16-19)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Quando vocês rezarem, não usem muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por causa do seu palavreado. Não sejam como eles, pois o Pai de vocês sabe do que é que vocês precisam, ainda antes que vocês façam o pedido. Vocês devem rezar assim: Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino; seja feita a tua Vontade, assim na terra como no Céu. Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no Céu também perdoará a vocês. Mas, se vocês não perdoarem aos homens, o Pai de vocês também não perdoará os males que vocês tiverem feito.» (Mt 6,7-15)
Vivendo a Palavra
Jesus alerta contra o excesso de palavras. Ele ensinou em toda sua vida o valor do silêncio, do espaço que abrimos dentro de nós para ouvir a Voz de Deus. Não um silêncio sonolento e preguiçoso, mas um tempo denso, na certeza de que estamos na presença viva e criativa do Pai Misericordioso. Diante dele, não precisamos palavras, só encantamento e gratidão.
Oração Final
Pai Santo, comunica-nos o dom da oração. Faze-nos compreender a lição de Jesus: Ele nos ensinou que não precisamos muitas palavras, mas apenas a expressão simples e pura do nosso sentimento e o silêncio ávido de ouvir a tua Palavra. Nós Te pedimos, amado Pai, pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.