meu dia em oração
Pai muito amado, guia-nos por teus Caminhos
Oseias evoca cenas domésticas de carinho materno: o Senhor ensina Efraim a andar, segurando-o pelas mãos e chama seus filhos do Egito. Mas não é reconhecido por eles, que continuam idolatrando ídolos, os baais pagãos. Apesar disso, o Senhor é Santo e misericordioso, não um inimigo vingador.
1ª Leitura
Quando Israel era menino, Eu o amei. Do Egito chamei o meu filho; e no entanto, quanto mais Eu chamava, mais eles se afastavam de Mim: ofereciam sacrifícios aos baais, queimavam incenso aos ídolos. E não há dúvida, fui Eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Mas eles não perceberam que era Eu quem cuidava deles. Eu os atraí com laços de Bondade, com cordas de Amor. Fazia com eles como quem levanta até seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, Eu Me abaixava até eles. O meu coração salta no meu peito, as minhas entranhas se comovem dentro de Mim. Não Me deixarei levar pelo ardor da minha ira, não vou destruir Efraim. Eu sou Deus, e não um homem. Eu sou o Santo no meio de vocês, e não um inimigo devastador. (Os 11,1-4.8c-9)
Salmo ou Hino
Pastor de Israel, dá ouvidos, Tu que diriges a José como a um rebanho; Tu que Te assentas sobre os querubins, resplandece perante Efraim, Benjamim e Manassés! Desperta o teu poder e vem socorrer-nos. Volta atrás, ó Deus dos Exércitos! Olha do Céu e vê! Vem visitar tua vinha, a muda que a tua direita plantou, e que tornaste vigorosa. Nunca nos afastaremos de Ti. Faze-nos viver, para invocar o teu Nome. Restaura-nos, Senhor, Deus dos Exércitos! Faze brilhar a tua Face, e seremos salvos! (Sl 80,2ac.3b.4b.15-16)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, deem também de graça! Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento. Em qualquer cidade ou povoado onde vocês entrarem, informem-se para saber se há alguém que é digno. E aí permaneçam até vocês se retirarem. Ao entrarem na casa, façam a saudação. Se a casa for digna, desça sobre ela a paz de vocês; se ela não for digna, que a paz volte para vocês. Se alguém não os receber bem, e não escutar a palavra de vocês, ao sair dessa casa e dessa cidade, sacudam a poeira dos pés. Eu garanto a vocês: no dia do julgamento as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor do que essa cidade.» (Mt 10,7-15)
Vivendo a Palavra
Jesus ressalta a gratuidade do Reino do Céu e aconselha a nossa entrega confiante nas mãos ternas e onipotentes do Pai. Sim, pois se tudo é dom de Deus, o que recebemos de graça, de graça devemos dar. Em nossa viagem por este mundo, bastam-nos a fé e a confiança absoluta na Providência. A vivência da fé se mostrará na entrega, na simplicidade e despojamento da bagagem e, por consequência, na leveza e elegância do nosso caminhar.
Oração Final
Pai misericordioso, guia-nos por teus Caminhos. Queremos discernir a Verdade do teu Amor – que permanece para a Vida Eterna – do brilho ilusório dos tesouros que passam e que os ladrões podem roubar. Desejamos seguir, pelos Caminhos da Vida, a Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e Reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.