meu dia em oração
Pai Santo, queremos viver a plenitude do teu Projeto de Amor
A leitura do Apocalipse nos aponta as virtudes e o pecado da Igreja de Éfeso, a primeira das sete que virão logo em seguida. É muito oportuno para nós, a Igreja mergulhada na pandemia deste sofrido início do século 21, ouvirmos a reprovação merecida pelos efésios: “Você abandonou seu primeiro amor.”
1ª Leitura
Esta é a revelação de Jesus Cristo: Deus a concedeu a Jesus, para Ele mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer muito em breve. Deus enviou ao seu servo João o Anjo, que lhe mostrou estas coisas através de sinais. João testemunha que tudo quanto viu é Palavra de Deus e Testemunho de Jesus Cristo. Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as Palavras desta Profecia, se praticarem o que nela está escrito. Pois o tempo está próximo. João às sete Igrejas que estão na região da Ásia. Desejo a vocês a Graça e a Paz da parte daquele-que-é, que-era e que-vem; da parte dos Sete Espíritos que estão diante do Trono de Deus; «Escreva ao Anjo da igreja de Éfeso. Assim diz Aquele que tem na Mão Direita as sete estrelas, Aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: Conheço a conduta de você, seu esforço e sua perseverança. Sei que você não suporta os maus. Apareceram alguns dizendo que eram apóstolos. Você os provou e descobriu que não eram. Eram mentirosos. Você é perseverante. Sofreu por causa do meu Nome, e não desanimou. Mas há uma coisa que Eu reprovo: você abandonou seu Primeiro Amor. Preste atenção: repare onde você caiu, converta-se e retome o Caminho de antes. (Ap 1,1-4;2,1-5a)
Salmo ou Hino
Feliz o homem que não vai ao conselho dos injustos, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na Lei do Senhor. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido. Não são assim os injustos! Pelo contrário: são como palha que o vento arrebata… Por isso os injustos não ficarão de pé no Julgamento. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, enquanto o caminho dos injustos perece. (Sl 1,1-4.6)
Evangelho do dia
Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno passava por ali. Então o cego gritou: «Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!» As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse quieto. Mas ele gritava mais ainda: «Filho de Davi, tem piedade de mim!» Jesus parou, e mandou que levassem o cego até Ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: «O que quer que Eu faça por você?» O cego respondeu: «Senhor, eu quero ver de novo.» Jesus disse: «Veja. A sua fé curou você.» No mesmo instante, o cego começou a ver e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo louvou a Deus. (Lc 18,35-43)
Vivendo a Palavra
Muitas lições podemos garimpar no texto ouvido: da parte de Jesus, o interesse humano e fraterno de saber do próprio cego qual era o seu desejo. Naquelas condições, qualquer outro pensaria que, logicamente, o desejo daquele homem seria ver de novo! Da parte do pobre cego, nós admiramos sua Fé, a coragem de enfrentar uma multidão que seguia o Mestre e queria calá-lo, o discernimento ao expressar o seu desejo e, por fim, a sua confiança na Pessoa de Jesus da Galileia.
Oração Final
Pai que és todo Misericórdia, como sinal de nosso Amor a Ti e de reconhecimento pela maravilha da Criação, queremos conduzir a nossa vida de maneira que encontremos, desenvolvamos e façamos frutificar todas as oportunidades que nos forem oferecidas para viver a plenitude do teu Projeto de Amor. Ajuda-nos, Pai querido, por Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.