meu dia em oração
Pai misericordioso, inunda os nossos corações com o teu Amor
O título da meditação de hoje está no discurso de Paulo em Atenas – primor de oratória que fala ao intelecto e ficou para a posteridade, mas não moveu os corações dos ouvintes. De Atenas Paulo foi para Corinto, humilde e simples, despojado de qualquer pretensão ao uso dos seus notórios e sofisticados conhecimentos humanos.
1ª Leitura
Os que acompanhavam Paulo o conduziram até Atenas. Depois, voltaram com ordens para que Silas e Timóteo fossem encontrá-lo o mais depressa possível. De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: «Senhores de Atenas, em tudo eu vejo que vocês são extremamente religiosos. De fato, passando e observando os monumentos sagrados de vocês, encontrei também um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Pois bem, esse Deus que vocês adoram sem conhecer, é exatamente Aquele que eu lhes anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe. Sendo Senhor do Céu e da Terra, Ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é Ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais. De um só homem, Ele fez a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se O descobririam, ainda que fosse às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como alguns dentre os poetas de vocês disseram: ‘Somos da raça do próprio Deus’. Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, pois Ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com Justiça, por meio do Homem que designou e creditou diante de todos, ressuscitando-o dos mortos.» Quando ouviram falar de ressurreição dos mortos, alguns caçoavam e outros diziam: «Nós ouviremos você falar disso em outra ocasião.» A essa altura, Paulo saiu do meio deles. Alguns, porém, se uniram a ele e abraçaram a fé. Entre esses estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. A seguir, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. (At 17,15.22-18,1)
Salmo ou Hino
Aleluia! Louvem ao Senhor todos os Anjos, louvem a Ele seus exércitos! Reis da terra e povos, príncipes e juízes, jovens e donzelas, os velhos com as crianças! Louvem o Nome do Senhor: o único Nome sublime! A majestade dele está além da terra e do Céu, e Ele reforça o vigor do seu povo! Louvor de todos os fiéis, dos filhos de Israel, seu povo. Aleluia! (Sl 148,1-2.11-14)
Evangelho do dia
discípulos: «Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. Quando vier o Espírito da Verdade, Ele encaminhará vocês para toda a Verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio Nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. O Espírito da Verdade manifestará a minha Glória, porque Ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que Eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.» (Jo 16,12-15)
Vivendo a Palavra
Cristo, o Filho Unigênito que se fez humano em Jesus de Nazaré, é o Caminho que temos para conhecer o Pai. Deus quis fazer-se humano, para nos mostrar que somos seus filhos. E qual é o jeito para concretizarmos essa filiação divina? É nos fazermos irmãos do seu Filho! O Espírito Santo é quem nos introduz no Mistério da Encarnação do Verbo de Deus. Abramos nosso coração para ouvir o Santo Espírito!
Oração Final
Pai misericordioso, envia o teu Espírito sobre nós, inunda os nossos corações com o teu Amor e nos faze conhecer – para amar mais, melhor e proclamá-Lo ao mundo – o inefável Mistério do teu Filho Unigênito, o Cristo, feito humano em Jesus de Nazaré: nosso Caminho, Verdade e Vida.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.