meu dia em oração
Pai misericordioso, dá-nos uma alma generosa
A profecia de Ezequiel ouvida hoje diz respeito ao príncipe de Tiro que reinava no seu tempo. Mas pode ser interpretada como o retrato de qualquer homem orgulhoso e prepotente de todas as épocas e lugares. O seu destino sempre será ser vencido pela própria vaidade e terminar os dias em completa ruína.
1ª Leitura
Recebi de Senhor a seguinte mensagem: «Criatura humana, diga ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor : O orgulho se apoderou do seu coração e você disse: ‘Eu sou um deus, sentado em trono divino, bem no coração do mar’. Mas você é apenas homem e não deus. Você acreditava que era igual aos deuses. Você, de fato, é mais sábio que Daniel, e nenhum mistério é obscuro para você. Com sua sabedoria e inteligência, você adquiriu riqueza e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Sua esperteza no comércio é tão grande, que você multiplicou a sua fortuna e se elevou com a força da riqueza. Por isso, assim diz o Senhor : Você igualou seu coração ao coração de Deus. Pois bem! Vou trazer contra você os mais ferozes povos estrangeiros: eles desembainharão a espada contra a sua bela sabedoria e profanarão o seu esplendor; farão você descer à cova e você morrerá de morte violenta, bem no coração do mar. Será que você ousará dizer diante de seus matadores: ‘Sou um deus’? Mas você é apenas homem e não deus, entregue ao poder de quem o matará. Você terá a morte de um incircunciso na mão de estrangeiros, porque Eu falei – oráculo do Senhor ». (Ez 28,1-10)
Salmo ou Hino
Então pensei: «Vou reduzi-los a pó, e apagar sua memória do meio dos homens». Mas eu temi a arrogância dos inimigos, a má interpretação dos adversários. Eles diriam: «Nossa mão venceu, não foi Senhor quem fez isso». Porque é uma nação sem juízo e que não tem inteligência. Como pode um homem sozinho perseguir mil, e dois pôr em fuga dez mil? Não é porque sua Rocha os vendeu e porque Senhor os entregou? Porque o dia da ruína deles já vem chegando, e o seu destino futuro se aproxima. Sim, o Senhor fará justiça a seu povo e terá piedade de seus servos. (Dt 32,26-28.30.35cd-36ab)
Evangelho do dia
Então, Jesus disse aos discípulos: «Eu garanto a vocês: um rico dificilmente entrará no Reino do Céu. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.» Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados e perguntaram: «Então, quem pode ser salvo?» Jesus olhou para os discípulos e disse: «Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.» Então Pedro tomou a palavra, e disse: Vê! Nós deixamos tudo e Te seguimos. O que vamos receber?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: no Mundo Novo, quando o Filho do Homem Se sentar no Trono de sua Glória, vocês, que Me seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu Nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança a Vida Eterna. Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos; e muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.» (Mt 19,23-30)
Vivendo a Palavra
Havia, para Pedro, um longo caminho espiritual a ser percorrido: ele ainda se lembrava e mais, trazia na sua bagagem tudo aquilo que aparentemente tinha deixado para trás quando se dispôs a seguir Jesus de Nazaré. Ele se preocupava com o que iria receber em troca… faltava-lhe aprender com o Mestre a grande lição da entrega radical, da gratuidade.
Oração Final
Pai misericordioso, dá-nos uma alma generosa e um espírito que se alegre na partilha dos nossos bens com os irmãos. Ensina-nos a gratuidade, a liberdade absoluta diante dos poderosos, frente às riquezas e aos prazeres sedutores. Faze-nos filhos humildes e agradecidos. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.