meu dia em oração
Pai, faze-nos terra boa para acolher a semente do teu Reino de Amor
A leitura do texto da Carta aos Efésios deve ser situada no contexto da sua cultura e no tempo histórico. Através desse filtro, o que resta é a bela imagem do apóstolo: a relação entre marido e esposa deve ser como a de Cristo com a Igreja. Uma convivência construída no respeito, na ternura e no Amor.
1ª Leitura
Sejam submissos uns aos outros no temor a Cristo. Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor. De fato, o marido é a cabeça da sua esposa, assim como Cristo, salvador do Corpo, é a cabeça da Igreja. E assim como a Igreja está submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam submissas em tudo a seus maridos. Maridos, amem suas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela; assim, Ele a purificou com o banho de água e a santificou pela Palavra, para apresentar a si mesmo uma Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas Santa e Imaculada. Portanto, os maridos devem amar suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, está amando a si mesmo. Ninguém odeia a sua própria carne; pelo contrário, a nutre e dela cuida, como Cristo faz com a igreja, porque somos membros do corpo dele. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Esse mistério é grande: eu me refiro a Cristo e à Igreja. Portanto, cada um de vocês ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido. (Ef 5,21-35)
Salmo ou Hino
Feliz quem teme ao Senhor e anda em seus Caminhos! Você comerá do trabalho de suas próprias mãos, tranquilo e feliz. Sua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do seu lar. Seus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de sua mesa. Essa é a bênção para o homem que teme ao Senhor. Que o Senhor abençoe você desde Sião, e você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias de sua vida. (Sl 128,1-5)
Evangelho do dia
Naquele momento, Jesus disse aos seus discípulos: «A que é semelhante o Reino de Deus, e com o que Eu poderia compará-Lo? Ele é como a semente de mostarda que um homem pega e joga no seu jardim. A semente cresce, torna-se árvore, e as aves do céu fazem seus ninhos nos ramos dela.» Jesus disse ainda: «Com o que Eu poderia comparar o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado.» (Lc 13,18-21)
Vivendo a Palavra
Jesus, falando do Reino do Pai, que é a sua morada eterna, a ouvintes que não sabiam do que se tratava – não conheciam a sublime Realidade – usa a comparação com a germinação da semente da mostarda, um fato por todos conhecido. Ensina, assim, que a semente do Reino lançada em nós pela Palavra tem a força do embrião para se tornar árvore generosa e abrigar as aves do céu – figura dos nossos irmãos de caminhada.
Oração Final
Pai, fonte de Luz e de Paz, faze-nos terra boa e acolhedora para a semente do teu Reino de Amor lançada por Jesus em nossos corações. Que ela cresça, torne-se árvore e dê sombra e muitos frutos. E que esses frutos sejam partilhados com os peregrinos desta terra encantada que nos emprestas para ser cuidada, usufruída e partilhada. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho amado e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.