meu dia em oração
Pai, faze-nos como crianças, sempre abertas ao teu Reino de Amor
Deus não fez a morte, nem se alegra com perdição dos seres vivos. Ele criou tudo para a existência e as criaturas do mundo são sadias: nelas não há veneno, morte, nem o mundo dos mortos reina sobre a terra, porque a Justiça é imortal. Com gestos e palavras, os injustos invocam a morte para si mesmos. Eles pensam que a morte é amiga, desejam-na com ardor e chegam a fazer aliança com ela. São realmente dignos de pertencer à morte. Sim, Deus criou o homem para ser incorruptível e o fez à imagem da sua própria natureza. Mas, pela inveja do diabo, entrou no mundo a morte, que é experimentada por aqueles que pertencem a ele. (Sb 1,13-15;2,23-24)
1ª Leitura
Em tudo vocês sobressaem: na fé, no dom da palavra, em conhecimento e entusiasmo, além do Amor que vocês têm por nós. Pois então, procurem também distinguir-se nessa obra de generosidade. Não digo isso para lhes impor uma ordem. Cito para vocês o exemplo de outros, para lhes dar ocasião de provar a sinceridade do Amor que vocês têm. Vocês conhecem a generosidade de Nosso Senhor Jesus Cristo; Ele, embora fosse rico, se tornou pobre por causa de vocês, para com a sua pobreza enriquecer a vocês. Não queremos que o alívio para os outros seja causa de aflição para vocês; mas que haja igualdade. Neste momento, o que está sobrando para vocês vai compensar a carência deles, a fim de que o supérfluo deles venha a compensar a carência de vocês. Assim haverá igualdade. Está na Escritura: «A quem recolhia muito, nada lhe sobrava; e a quem recolhia pouco, nada lhe faltava.» (2Cor 8,7.9.13-15)
Salmo ou Hino
Eu Te exalto, Senhor, porque me livraste, não deixaste que os inimigos se rissem de mim. Senhor, tiraste do túmulo a minha vida, fizeste-me reviver dentre os que baixam à cova. Toquem para o Senhor, fiéis seus, celebrem sua Memória Sagrada. Sua ira dura um momento e seu favor, a vida inteira. Pela tarde vem o pranto, e pela manhã, gritos de alegria. Senhor, escuta-me e tem piedade de mim! Sê meu socorro! Transformaste o meu luto em dança. Senhor, meu Deus, eu Te louvarei para sempre. (Sl 30,2.4-6.11-12a.13b)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus atravessou de barca novamente para o outro lado do mar. Numerosa multidão se reuniu junto dele. Jesus ficou na praia. Aproximou-se um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés e pediu com insistência: «Minha filhinha está morrendo. Vem, e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva.» Jesus acompanhou Jairo. Uma multidão O seguia, e O apertava de todos os lados. Nesse hora, chegou uma mulher que sofria de hemorragia já há doze anos; tinha padecido na mão de muitos médicos, gastou tudo o que tinha e, em vez de melhorar, piorava sempre mais. A mulher ouvira falar de Jesus. Então ela foi no meio da multidão, aproximou-se de Jesus por trás e tocou na roupa dele, porque pensava: «Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.» A hemorragia parou imediatamente. E a mulher sentiu no corpo que estava curada da doença. Jesus percebeu imediatamente que uma força saíra dele. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: «Quem foi que tocou na minha roupa?» Os discípulos disseram: «Estás vendo a multidão que Te aperta e ainda perguntas: ‘quem me tocou?’» Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. A mulher, cheia de medo e tremendo,percebeu o que lhe havia acontecido. Então foi, caiu aos pés de Jesus e disse a verdade. Jesus disse à mulher: «Minha filha, sua fé curou você. Vá em paz e fique curada dessa doença.» Jesus ainda estava falando, quando chegaram algumas pessoas da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: «Sua filha morreu. Por que você ainda incomoda o Mestre?» Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: «Não tenha medo; apenas tenha Fé!» E Jesus não deixou que ninguém O acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e ouviu as pessoas chorando e gritando. Jesus entrou e disse: «Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu. Ela está apenas dormindo.» As pessoas começaram a zombar dele. Mas Jesus ordenou a todos que saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que O acompanhavam. Depois entraram no quarto onde a menina estava. Jesus pegou a menina pela mão e disse: «Talita cúmi», que quer dizer: «Menina – eu lhe digo -, levante-se!» A menina levantou-se imediatamente e começou a andar, pois já tinha doze anos. E todos ficaram muito admirados. Jesus recomendou que ninguém ficasse sabendo disso. E mandou dar comida para a menina. (Mc 5,21-43)
Vivendo a Palavra
Nos textos sagrados que ouvimos hoje, Vida Plena é o tema que desponta. O Livro da Sabedoria e o Salmo dizem isso de forma bonita: o Deus Vivo nos criou à sua Imagem e Semelhança! Marcos mostra no Evangelho Jesus de Nazaré cumprindo a Vontade do Pai: Ele anuncia com Sinais (a ressurreição da filha de Jairo e a cura da mulher doente) que a plenitude dos tempos chegou e o Reino de Deus já está entre nós!
Oração Final
Pai que muito amamos, Senhor, nosso Deus, nós Te louvaremos para sempre! Não permitas que nos acostumemos com as Maravilhas do teu Mistério. Faze-nos como crianças do teu Reino, sempre encantadas e abertas para saborear o Mundo Novo que floresce na Natureza e na Humanidade. Queremos seguir o Caminho do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.