meu dia em oração
Pai, envia o teu Espírito e fortalece a nossa Fé
As leituras nos levam a mergulhar nas águas profundas do Mistério de Deus. O mesmo Pai, que age através de Pedro com sinais de Vida e Ressurreição, revela-Se em Jesus de Nazaré, o Cristo, como Pão da Vida – que anuncia a realização das Promessas do Reino.
1ª Leitura
A Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e progredia no temor do Senhor e crescia em número, com a ajuda do Espírito Santo. Pedro, que percorria todos os lugares, visitou também os fiéis que moravam em Lida. Aí encontrou um homem chamado Eneias, que estava paralítico e há oito anos jazia na cama. Pedro lhe disse: «Eneias, Jesus Cristo está curando você! Levante-se e arrume a sua cama!» Imediatamente Eneias se levantou. Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor. Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Ela praticava muitas obras boas e dava grandes esmolas. Nesses dias, ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no piso superior da casa. Como Lida ficava perto de Jope, os discípulos, ouvindo dizer que Pedro estava lá, mandaram dois homens com um recado: «Venha sem demora até nós!» Pedro partiu imediatamente com eles. Logo que chegou, os presentes o levaram ao piso superior, onde as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, todas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito quando vivia com elas. Pedro mandou que todas saíssem; em seguida se pôs de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: «Tabita, levante-se!» Ela então abriu os olhos, viu Pedro e se sentou. Pedro lhe deu a mão e ajudou para ela se levantar. Depois chamou os fiéis e as viúvas, e lhes apresentou Tabita viva. O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos acreditaram no Senhor. (At 9,31-42)
Salmo ou Hino
Como retribuirei ao Senhor todo o Bem que Ele me fez? Erguerei o Cálice da Salvação, invocando o Nome do Senhor. Cumprirei meus votos, na presença de seu povo! É valiosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiéis. Eu sou teu servo, Senhor, e filho de tua serva. Tu rompeste meus grilhões. Vou oferecer-Te um sacrifício de louvor, invocando o teu Nome. (Sl 116B,12-17)
Evangelho do dia
Jesus declarara: Eu Sou o Pão da Vida! Depois que ouviram isso, muitos discípulos de Jesus disseram: «Esse modo de falar é duro demais. Quem pode continuar ouvindo isso?» Jesus sabia que seus discípulos estavam criticando o que Ele tinha dito. Então lhes perguntou: «Isso escandaliza vocês? Imaginem então se vocês virem o Filho do Homem subir para o Lugar onde estava antes! O Espírito é que dá a Vida, a carne não serve para nada. As Palavras que Eu disse a vocês são Espírito e Vida. Mas entre vocês há alguns que não acreditam.» Jesus sabia desde o começo quais eram aqueles que não acreditavam e quem seria o traidor. E acrescentou: «É por isso que Eu disse: ‘Ninguém pode vir a Mim, se isso não lhe é concedido pelo Pai.’» A partir desse momento, muitos discípulos voltaram atrás, e não andavam mais com Jesus. Então Jesus disse aos Doze: «Vocês também querem ir embora?» Simão Pedro respondeu: «A quem iremos, Senhor? Tu tens Palavras de Vida Eterna. Agora nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus.» (Jo 6,60-69)
Vivendo a Palavra
Na sinagoga de Cafarnaum, Jesus chega ao mais profundo da sua revelação: Ele é o Cristo, enviado pelo Pai, Pão Verdadeiro que permanece para a Vida Eterna. Incrédulos, alguns ouvintes se escandalizam, mas Pedro faz o seu ato de fé. Em que grupo estamos nós e até que ponto chega nossa Fé? Que resposta oferecemos ao Pai – não com palavras, mas com a nossa conversão, com o nosso jeito de nos relacionarmos com os irmãos e com a Natureza?
Oração Final
Pai nosso, guarda-nos das ciladas com que o mundo quer nos seduzir. Envia o teu Espírito e fortalece a nossa Fé, ainda tão pequenina. Dá-nos a consciência de que somos Filhos teus, todos muito amados. Faze-nos agradecidos e generosos na partilha dos dons que nos emprestas com os companheiros de caminhada. Pelo Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.