meu dia em oração
Pai, ensina-nos a carregar em paz a nossa cruz
O profeta Zacarias fala sobre Jerusalém – mas não a Jerusalém terrestre, e sim a Jerusalém celeste: o Reino do Pai que vem e que não deve ter muros, para acolher a multidão de homens que a ela aflui. Muitos confundem os dois sentidos bíblicos de Jerusalém. Desde aquele tempo, e mais ainda, hoje!
1ª Leitura
Levantei os olhos e vi um homem com o cordel de medir. Perguntei: «Aonde você vai?» Ele respondeu: «Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e comprimento». Então o anjo que falava comigo deu um passo à frente, e outro anjo veio ao encontro dele. E aquele disse a este: «Corra, vá dizer àquele moço que Jerusalém deve ficar sem muros, por causa da multidão de homens e animais que ela deverá acolher. Mas eu serei para ela – oráculo do Senhor – muralha de fogo ao seu redor e, no meio dela, eu serei a sua glória». Festeje e fique alegre, filha de Sião, pois Eu estou vindo para morar com você – oráculo do Senhor. Nesse dia, numerosas nações vão aderir ao Senhor e passarão a ser o meu povo. (Zc 2,5-9.14-15a)
Salmo ou Hino
Nações, escutem a palavra do Senhor. Anunciem às ilhas distantes: «Aquele que espalhou Israel, vai ajuntá-lo de novo e vai guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho». Porque o Senhor resgatou Jacó, e o redimiu das mãos de um outro mais forte. Eles virão festejar na altura de Sião, afluirão para os bens de Senhor: trigo, vinho, azeite e crias de ovelhas e de gado. (Jr 31,10-13)
Evangelho do dia
O povo estava admirado com tudo o que Jesus fazia. Então Jesus disse aos discípulos: «Prestem atenção ao que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens.» Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. Isso estava escondido a eles, para que não entendessem. E tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. (Lc 9,43b-45)
Vivendo a Palavra
O que estava escondido para os discípulos foi desvendado pelo Espírito Santo, que nos faz compreender qual é a porta estreita e o caminho áspero que levam ao Reino do Pai a que Jesus se referira antes. É bom que lembremos sempre disso: não precisamos inventar ‘novidades’, pois o nosso caminho deve ser o mesmo caminho de Jesus.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a carregar em paz a nossa cruz, seguindo os passos do Mestre. Que o façamos com alegria interior, grande esperança e amor, na certeza de que seguindo Jesus, já nesta terra – planeta-jardim que nos emprestas – saboreamos os sinais do teu Reino; e, depois, viveremos a sua plenitude. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.