meu dia em oração
Pai, ensina-nos a aceitar e aprender com os que são diferentes de nós
Jeremias sentiu o domínio babilônico superar o da Assíria. Estava em Jerusalém na ocasião da derrota da cidade. Foi-lhe oferecido um salvo-conduto para a Babilônia, mas preferiu desterrar-se no Egito. A profecia ouvida hoje se refere ao período do exílio de seu povo na Babilônia. É um cântico de consolação e de esperança em uma Nova Aliança com o Senhor.
1ª Leitura
Nesse tempo – oráculo do Senhor – Eu serei o Deus de todas as tribos de Israel e elas serão o meu povo. Assim diz o Senhor: O povo que escapa da espada encontra graça no deserto! Israel caminha para o seu repouso. De longe, o Senhor lhe apareceu: Eu amei você com Amor eterno; por isso, conservei o meu Amor por você. Eu vou reconstruí-la, e você ficará construída, ó capital de Israel. Você há de sair novamente enfeitada e com pandeiros entre os grupos que dançam. De novo plantará vinhedos sobre as colinas da Samaria: e os que plantarem, eles mesmos colherão. Chegará o dia em que os guardas gritarão na montanha de Efraim: «De pé! Vamos a Sião visitar o Senhor, nosso Deus». Porque assim diz o Senhor: Deem vivas por Jacó, aclamem a primeira das nações! Gritem, louvem e digam: «O Senhor salvou o seu povo, o resto de Israel!» (Jr 31,1-7)
Salmo ou Hino
Nações, escutem a Palavra do Senhor. Anunciem às ilhas: «Aquele que espalhou Israel, vai ajuntá-lo de novo e vai guardá-lo como um pastor guarda o seu rebanho». Porque o Senhor resgatou Jacó e o redimiu das mãos de um outro mais forte. Eles virão festejar na altura de Sião, afluirão para os bens do Senhor: trigo, vinho, azeite e crias de ovelhas e de gado. Serão uma horta bem irrigada: não tornarão a desfalecer. Então a jovem dançará com alegria e os velhos, junto com os jovens. Mudarei o luto deles em alegria, vou consolá-los e torná-los felizes e sem aflições.» (Jr 31,10-13)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus saiu de Genesaré e foi para a região de Tiro e Sidônia. Nisso, uma mulher cananeia, que morava nessa região, gritou para Jesus: «Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim. Minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio.» Mas Jesus nem lhe deu resposta. Então os discípulos se aproximaram e pediram: «Manda embora essa mulher, porque ela vem gritando atrás de nós.» Jesus respondeu: «Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.» Mas a mulher, aproximando-se, ajoelhou-se diante de Jesus, e começou a implorar: «Senhor, ajuda-me.» Jesus lhe disse: «Não está certo tirar o pão dos filhos, e jogá-lo aos cachorrinhos.» A mulher disse: «Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» Diante disso, Jesus lhe disse: «Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.» E desde esse momento a filha dela ficou curada. (Mt 15,21-28)
Vivendo a Palavra
A fé da mulher Cananeia ajudou Jesus a compreender que sua missão era bem maior: no princípio, Ele dizia «Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.» Ao final, reconhece: «Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.» Nós herdamos de Jesus essa Igreja de abrangência universal, onde cabemos todos, de quaisquer nações, etnias ou línguas. Somos todos irmãos da humanidade.Todos nós somos filhos amados do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai muito querido, é tão fácil conviver com os iguais… Mas para seguir o Mestre, precisamos ser misericordiosos, compassivos e acolhedores também para os diferentes, mesmo para os que não andam conosco, opõem-se a nós, e até para os que nos querem mal. Dá-nos sabedoria, mansidão, generosidade e força, amado Pai! Nós pedimos pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.