meu dia em oração
Pai de infinita compaixão, a Ti rendemos louvor e Glória!
No Livro do Deuteronômio, Moisés, sabendo que chegara ao seu fim, apresenta ao povo a Lei que o orientaria para sempre no lugar em que iria entrar – a Terra Prometida. Diferente dos ídolos dos povos vizinhos, o Senhor é um Deus próximo a amoroso e sua Lei infundirá Sabedoria a Israel.
1ª Leitura
Agora, Israel, ouça os Estatutos e Normas que eu hoje lhes ensino a praticar, a fim de que vocês vivam e entrem para possuir a terra que o Senhor, o Deus de seus antepassados, vai dar a vocês. Vejam! Estou lhes ensinando Estatutos e Normas, como meu Deus me ordenou, para que vocês os coloquem em prática na terra onde estão agora entrando, a fim de tomarem posse dela. Portanto, coloquem tudo em prática, pois isso tornará vocês sábios e inteligentes diante dos povos. Ao ouvirem todos esses Estatutos, os povos comentarão: «Que povo é tão sábio e inteligente como essa grande Nação?» De fato, que grande Nação tem um Deus tão próximo, como nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? Que grande Nação tem Estatutos e normas tão justas como toda esta Lei que eu lhes proponho hoje? Apenas tenha cuidado! Preste muita atenção em sua vida para não se esquecer dos acontecimentos que seus olhos viram e que eles nunca se apartem de sua memória, nenhum dia da sua vida. Ensine-os a seus filhos e a seus netos. (Dt 4,1.5-9)
Salmo ou Hino
Glorifique ao Senhor, Jerusalém, louve o seu Deus, ó Sião. Ele reforçou as trancas de suas portas, abençoou os filhos em seu seio. Ele envia ordens à terra, e sua Palavra corre. Faz cair a neve e espalha a geada. Ele anuncia sua Palavra a Jacó, seus Estatutos a Israel. Com Nação nenhuma agiu desse modo, e nenhuma conheceu as Normas dele. Aleluia! (Sl 147B, 12-13.15-16.19-20)
Evangelho do dia
Jesus, assentado no alto monte, continuou ensinando: «Não pensem que Eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento. Eu garanto a vocês: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem sequer uma letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só desses Mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem os praticar e ensinar, será considerado grande no Reino do Céu.» (Mt 5,17-19)
Vivendo a Palavra
O pleno cumprimento da Lei, a sua realização integral, significa a substituição de seus resumidos dez mandamentos – depois traduzidos minuciosamente pelos doutores da Lei e sacerdotes do Templo em 613 normas de conduta (365 interdições e 248 obrigações) – por um único e abrangente critério, a Lei do Amor: que nos amemos uns aos outros como Ele, Jesus, nos amou e continua amando.
Oração Final
Pai de infinita Compaixão, a Ti rendemos louvor e Glória! Tu, que ouves os pobres e os simples, orienta nossa vida pelo critério do Amor! Liberta-nos da letra, que mata, e nos encharca do Espírito, que dá Vida. Assim, nas relações com os irmãos e a Natureza, seremos sinais da tua Presença paterno-maternal no Universo e na Humanidade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.