meu dia em oração
Pai, dai-nos força para amar como Jesus amou e viver como Ele viveu
Paulo aborda em sua Carta a Timóteo o eterno e desafiador problema do sofrimento dos inocentes e do progresso aparente dos maus e impostores, que enganam e exploram. Ao final, aconselha: “Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo”.
1ª Leitura
Você, Timóteo, me seguiu de perto no ensino e no comportamento, nos projetos, na fé, na paciência, no amor e na perseverança, nas perseguições e sofrimentos que tive em Antioquia, em Icônio e Listra. Que perseguições sofri! Mas de todas elas o Senhor me livrou. Ademais, todos os que querem viver com piedade em Jesus Cristo serão perseguidos. Quanto aos maus e impostores, eles progredirão no mal, enganando e sendo enganados. Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo; você sabe de quem o aprendeu. Desde a infância você conhece as Sagradas Escrituras; elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra. (2Tm 3,10-17)
Salmo ou Hino
Meus perseguidores e opressores são numerosos, porém não me afastei do teu testemunho. O compêndio da tua Palavra é a Verdade, e as tuas Normas são Justiça. Príncipes me perseguem sem motivo, porém o meu coração teme a tua Palavra. É grande a Paz dos que amam a tua Lei: para eles não existe tropeço. Eu aguardo a tua salvação, Senhor, e pratico os teus Mandamentos. Observo os teus Preceitos e Testemunhos, e os meus caminhos estão todos à tua frente. (Sl 119, 157.160-161.165-166.168)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus ensinava no Templo, dizendo: «Como é que os doutores da Lei falam que o Messias é filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: sente-se à minha direita, até que Eu ponha seus inimigos debaixo de seus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que Ele pode então ser seu filho?» E uma grande multidão O escutava com gosto. (Mc 12,35-37)
Vivendo a Palavra
Durante toda esta semana temos contemplado o capítulo 12 de Marcos. Nele, Jesus Se defronta com representantes dos fariseus, saduceus e doutores da Lei. Com extrema simplicidade Ele Se coloca como portador da Verdade, apresenta-Se como o Caminho e acena com a Vida Plena para os que O seguirem. Hoje Ele Se revela como Senhor em relação a Davi.
Oração Final
Pai querido, Jesus de Nazaré passou pela vida fazendo o Bem a todos e anunciando sem temores o teu Reino de Amor. Nosso desejo mais profundo é segui-Lo como guia e exemplo. Dá-nos discernimento, força e perseverança para amar como Ele amou e viver como Ele viveu. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.