meu dia em oração
Pai, dá-nos sabedoria para seguir Jesus no caminho do perdão
A história da vinha de Nabot, que o Rei Acab ambiciona doentiamente e tomou dele por meios criminosos, parece-nos um incidente corriqueiro dos nossos dias. Como Nabot, tantos pobres são injustamente perseguidos pela ganância de poderosos que agem para lhes usurpar os seus escassos meios de sobrevivência…
1ª Leitura
Depois disso, aconteceu o seguinte: Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, perto do palácio de Acab, rei de Samaria. Acab lhe fez uma proposta: «Entregue-me a sua vinha, que eu vou transformá-la em pomar, porque está perto do meu palácio. Em troca, eu darei a você uma vinha melhor ou, se preferir, pagarei o valor dela em dinheiro». Nabot, porém, respondeu: «O Senhor me livre de entregar a você a herança de meus pais». Acab voltou para casa, aborrecido e irritado por causa da resposta de Nabot de Jezrael: «Não vou entregar a você a herança de meus pais». Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e não quis comer nada. Sua esposa Jezabel aproximou-se e lhe disse: «Por que você está de mau humor e não quer comer?» Ele respondeu: «É que eu falei com Nabot de Jezrael e lhe propus que me vendesse a vinha dele, ou, se preferisse, que trocasse por uma outra, mas ele me disse: ‘Não vou entregar a minha vinha a você’». Então Jezabel disse ao marido: «Será que não é você quem governa Israel? Levante-se, coma, e seu coração se alegre, pois eu entregarei a você a vinha de Nabot de Jezrael». Então Jezabel escreveu umas cartas em nome de Acab, selou-as com o selo do rei e as mandou aos anciãos e notáveis da cidade, concidadãos de Nabot. As cartas diziam: «Proclamem um jejum e façam Nabot sentar-se nos primeiros lugares. Façam comparecer diante dele dois homens sem escrúpulo, para fazer a seguinte acusação: ‘Você amaldiçoou a Deus e ao rei!’ Depois, levem Nabot para fora e o apedrejem até morrer». Os homens da cidade, anciãos e notáveis, concidadãos de Nabot, fizeram como Jezabel tinha mandado, conforme estava escrito nas cartas que haviam recebido: proclamaram um jejum e colocaram Nabot nos primeiros lugares. Então chegaram os dois homens sem escrúpulo, que se sentaram diante de Nabot e testemunharam contra ele, dizendo: «Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei!» Então o levaram para fora da cidade, apedrejaram-no e ele morreu. Depois, mandaram a notícia a Jezabel: «Nabot foi apedrejado e está morto». Quando Jezabel soube que Nabot tinha sido apedrejado e morrera, disse a Acab: «Levante-se e tome posse da vinha de Nabot de Jezrael, que não quis vender a vinha para você. Nabot não está mais vivo; ele morreu». Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael, a fim de tomar posse dela. (1Rs 21,1-16)
Salmo ou Hino
Senhor, escuta o meu gemido. É a Ti que eu suplico, Senhor! O Senhor rejeita o homem sanguinário e traiçoeiro. Quanto a mim, por teu Amor, eu entro em tua Casa. Cheio de temor, eu me prostro voltado para o teu sagrado Santuário. Fiquem alegres os que se abrigam em Ti e se rejubilem para sempre. Tu os proteges e em Ti exultam os que amam o teu Nome. Pois Tu, Senhor, abençoas o justo, teu favor o protege. (Sl 5,2-3.5-7)
Evangelho do dia
Jesus dizia ao seus discípulos: «Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, lhes digo: não se vinguem de quem fez o mal a vocês. Pelo contrário: se alguém lhe dá um tapa na face direita, ofereça também a esquerda! Se alguém faz um processo para tomar de você a túnica, deixe levar também o manto! Se alguém obriga você a andar um quilômetro, caminhe dois quilômetros com ele! Dê a quem lhe pedir, e não vire as costas a quem lhe pedir emprestado.» (Mt 5,38-42)
Vivendo a Palavra
Pela lei do talião (Ex 21,23-25) o criminoso devia ser punido, mas impunha um limite: a mesma medida do dano causado. Já era um avanço frente à barbárie que reinava até então. Entretanto, para Jesus, este limite imposto à ‘retaliação’ era muito pouco. E Ele decreta a Lei do Amor sem limites, sem restrições: ofereça a outra face, entregue também o manto, partilhe tudo! Seja generoso como é generoso o Pai que está no Céu.
Oração Final
Pai amado, dá-nos sabedoria para seguir Jesus no seu Caminho de perdão sem medidas, de cuidado carinhoso com todos os irmãos – começando pelos marginalizados, os injustiçados e os pobres – chegando às alturas do amor aos inimigos. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.