meu dia em oração
Pai, dá-nos força para nos tornarmos discípulos evangelizadores
O rico texto do Gênesis que ouvimos hoje explicita a origem dos dois ramos que descendem de Abraão: de Ismael, filho da serva Agar, nasceriam doze filhos, origem dos islamitas. De Isaac, filho da esposa Sara, viria Jacó (que se tornou Israel) e, dele, doze filhos e numerosa descendência: o Povo Eleito.
1ª Leitura
Quando Abrão completou noventa e nove anos, o Senhor lhe apareceu e disse: «Quanto a você, observe a Aliança que faço com você e com seus futuros descendentes. A Aliança que Eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem todos os homens. Sua mulher Sarai não se chamará mais Sarai, mas Sara. Eu a abençoarei, e dela darei um filho a você, e Eu o abençoarei. Dela nascerão nações e reis de povos». Abraão caiu com o rosto por terra e começou a rir, pensando: «Será que um homem com cem anos vai ter um filho, e Sara, que tem noventa anos, vai dar à luz?» Abraão disse a Deus: «Ficarei contente se conservares Ismael vivo». Deus porém respondeu: «Não! É Sara quem vai dar-lhe um filho: você lhe dará o nome de Isaac. Vou fazer a minha Aliança com ele e com os descendentes dele, uma Aliança perpétua. Quanto a Ismael, vou atender ao pedido que você Me faz: vou abençoá-lo, torná-lo fecundo e fazê-lo multiplicar-se sem medida. Ele vai gerar doze príncipes, e dele farei uma grande nação. Mas, a minha Aliança, vou fazê-la com Isaac, o filho que Sara vai dar à luz no próximo ano, nesta mesma época do ano». Quando terminou de falar com Abraão, Deus se retirou. (Gn 17,1.9-10.15-22)
Salmo ou Hino
Feliz quem teme ao Senhor e anda em seus Caminhos! Você comerá do trabalho de suas mãos, tranquilo e feliz. Sua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do seu lar. Seus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de sua mesa. Essa é a bênção para o homem que teme ao Senhor. Que Deus abençoe, e você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias de sua vida. (Sl 128,1-5)
Evangelho do dia
Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões começaram a segui-Lo. Eis que um leproso aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus, dizendo: «Senhor, se queres, Tu tens o poder de me purificar.» Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: «Eu quero, fique purificado.» No mesmo instante o homem ficou purificado da lepra. Então Jesus lhe disse: «Não conte isso a ninguém! Vá pedir ao sacerdote para examinar você, e depois faça a oferta que Moisés mandou, a fim de que seja um testemunho para eles.» (Mt 8,1-4)
Vivendo a Palavra
Jesus acabara de proclamar a chegada do Reino de Deus no seu memorável Sermão da Montanha. Logo quando descia, surgiu a ocasião de mostrar que o Reino do Pai já apresentava seus sinais – e Ele cura o leproso. Nós – a Igreja de Jesus – somos hoje os mensageiros desse Reino, com a mesma missão que Jesus nos deixa: libertar os nossos irmãos pela Palavra e cura-los pela Fé.
Oração Final
Pai nosso, ao teu Nome ergueremos nossas mãos! Faze-nos encantados pela Boa Notícia da presença do Reino de Amor em nós. Dá-nos força e coragem, Pai que muito amamos, para nos tornarmos discípulos evangelizadores da tua Igreja, anunciando, com o testemunho de vida e, quando necessário, com palavras inspiradas pelo Espírito, o teu Amor inefável que nos liberta. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.