meu dia em oração
Pai, dá-nos força para a conversão de nossa vida ao Caminho de Jesus
O Eclesiástico, também chamado Sirácida ou Sabedoria de Jesus, filho de Sirac, apresenta uma coleção de conselhos úteis para a vida comunitária. Sua linguagem é simples e familiar, como aparece na advertência que faz para que não tentemos subornar o Senhor, e demonstra mais a preocupação com o solidariedade entre irmãos do que com o cumprimento de normas.
1ª Leitura
Observar a Lei vale mais do que oferecer sacrifícios, e observar os Mandamentos é como oferecer sacrifício de comunhão. Retribuir um favor é como oferecer flor de farinha, e dar esmola é como oferecer sacrifício de louvor. O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o sacrifício pelo pecado é afastar-se da injustiça. Não se apresente de mãos vazias diante do Senhor, pois tudo isso é pedido pelos Mandamentos. A oferta do justo alegra o altar, e o perfume dela sobe até o Altíssimo. O sacrifício do justo é aceito, e seu memorial não ficará esquecido. Glorifique o Senhor com generosidade, e não seja mesquinho nos primeiros frutos que você oferece. Quando oferecer alguma coisa, esteja de rosto alegre, e consagre o dízimo com boa vontade. Ofereça ao Altíssimo conforme o dom que Ele fez a você; dê com generosidade, segundo suas possibilidades. Porque o Senhor retribui a oferta e Ele, em troca, lhe dará sete vezes mais. Não tente subornar a Deus, porque Ele não aceitará o suborno. Não confie num sacrifício injusto, porque o Senhor é Juiz que não faz diferença entre as pessoas. Ele não dá preferência a ninguém contra o pobre. Pelo contrário, atende a súplica do oprimido. Ele não despreza a súplica do órfão, nem a viúva que desafoga suas queixas. Será que as lágrimas da viúva não lhe descem pela face, e o grito dela não se levanta contra quem a faz chorar? (Eclo 35,1-15)
Salmo ou Hino
«Ouça, meu povo, que Eu vou testemunhar contra você. Eu sou o seu Deus! Não acuso você pelos seus sacrifícios, porque seus holocaustos estão sempre diante de Mim. Ofereça a Deus um sacrifício de confissão, e cumpra os seus votos ao Altíssimo. Quem Me oferece um sacrifício de confissão Me glorifica; e ao que segue o bom Caminho, mostrarei a salvação!» (Sl 50,5-8.14.23)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus conversava com os Apóstolos. Então, Pedro disse a Jesus: «Eis que nós deixamos tudo e Te seguimos.» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de Mim e da Boa Notícia, vai receber cem vezes mais. Agora, durante esta vida, vai receber casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a Vida Eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.» (Mc 10,28-31)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina uma sábia lição: não basta ‘deixar coisas’. Vale mais a motivação: deve ser ‘por causa da Boa Notícia’. A nossa generosidade não deve visar à retribuição que o próprio texto promete, mas deve ser movida pelo Amor a Deus – que se concretiza na solidariedade aos que estão próximos e que deve ser espontâneo, libertador e misericordioso, além de nada pedir em troca, nem mesmo que seja reconhecido.
Oração Final
Pai querido, Rocha em que nos ancoramos, dá-nos força para a conversão de nossa vida ao Caminho de Jesus. Queremos seguir nosso Mestre, mas somos frágeis e o temor nos paralisa. Envia o teu Espírito para que os seus Dons nos revigorem a Fé, a Esperança e o Amor – Amor a Ti, Pai que amamos, e à humanidade. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.